Matrículas para o Ensino Fundamental na rede pública em 2015 começam em julho

De 15 de julho até 15 de agosto, alunos que vão ingressar no ensino público podem fazer o cadastro

qui, 29/05/2014 - 20h06 | Do Portal do Governo

A partir de julho, a Secretaria da Educação começa a receber as inscrições dos alunos que querem ingressar no Ensino Fundamental na rede pública de ensino no próximo ano letivo. Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, pais e responsáveis de estudantes que não frequentam a pré-escola municipal em 2014 podem fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal do Estado de São Paulo.

Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursam a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

Para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O sistema unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o município e facilita organização das famílias”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.

As inscrições para o Ensino Médio serão no mês de agosto para aqueles que se encontram fora e desejam retomar seus estudos em 2015. O prosseguimento dos estudos na rede pública é automático para os concluintes do Ensino Fundamental neste ano e que optarem por cursar o próximo ciclo em uma escola estadual. Em outubro, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Da Secretaria da Educação