Maria Antonia tem exposição sobre viagem de Le Corbusier à América do Sul

Viagem a São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, em 1929, foi decisiva na obra de Corbusier, que revolucionou a arquitetura moderna

sex, 17/08/2012 - 19h54 | Do Portal do Governo

A exposição “Le Corbusier – América do Sul – 1929” tem como base a viagem do arquiteto e urbanista Le Corbusier por São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, entre setembro e dezembro de 1929 – viagem que foi decisiva para novos rumos no pensamento e na obra de Corbusier, que revolucionaram a arquitetura moderna.

A partir de sobrevoos em aviões monomotores, a paisagem sul-americana foi apreendida em grandes extensões pelo arquiteto, propiciando uma reorientação de suas concepções, em progressiva emancipação de sua própria obra anterior. Com curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa, a iniciativa da exposição é resultado da colaboração do Centro Universitário Maria Antonia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e da Fondation Le Corbusier.

Organizada em três seções, “Habitar moderno”, “Propostas Urbanas para Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu” e “Le Corbusier em São Paulo”, a exposição reúne cerca de 30 desenhos originais produzidos por Corbusier durante sua viagem – em sua grande maioria nunca antes mostrados na América do Sul. Além desses desenhos de grande formato, serão exibidas reproduções de iconografia da época e maquetes de projetos-chave de Corbusier, incluindo a de uma biblioteca projetada para a residência de Paulo Prado em São Paulo.

Segundo os curadores, “a impactante apreensão panorâmica do território fertilizou o diálogo entre as escalas da arquitetura e do urbanismo. Tanto o conteúdo das conferências registradas nos desenhos como as propostas para as quatro cidades apontam para uma mudança no seu raciocínio, que se intensificou à medida que os riscos foram sendo elaborados. Foi outro Le Corbusier que retornou ao Velho Mundo”.

Rodrigo Queiroz é mestre em História da Arte pela ECA-USP, doutor em Projeto de Arquitetura pela FAU-USP. É professor do Depto. de Projetos da FAU-USP e do Curso de História da Arte do MASP. Sua área de pesquisa é Arquitetura Moderna Brasileira. Foi curador de exposições sobre a obra de Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e na Triennale di Milano. Realizou conferências sobre arquitetura moderna brasileira em diversas instituições de ensino e cultura no Brasil e no exterior.

Hugo Segawa é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e professor titular de Arquitetura Contemporânea pela mesma universidade. Foi Professor-visitante na Princeton University, Columbia University (Estados Unidos). Autor, entre outros livros, de Arquitectura Contemporánea Latinoamericana (Barcelona, 2005), Prelúdio da Metrópole (São Paulo, 2. ed., 2004), Arquiteturas no Brasil 1900-1990 (São Paulo, 3. ed., 2010).

Continuam abertas as exposições Não é tempo de sonhar, de Pierre Huyghe, Cartoon – parte 2, de Ana Linnemann e Acima só o céu, de Tatewaki Nio

Exposições no Centro Universitário Maria Antonia

Le Corbusier – América do Sul – 1929
Abertura: 23 de agosto, 20h

Pierre Huyghe
Ana Linnemann
Tatewaki Nio

até 21 de outubro

Terça a sexta, 10 às 21h
Sábados, domingos e feriados, 10 às 18h
Entrada franca
Visitas monitoradas: educama@usp.br – (11) 3123 5210
Informações: (11) 3123 5200

Do Centro Universitário Maria Antonia – USP