Márcio França assina implantação do Bom Prato em Araçatuba e certifica 3 MITs na região

Unidade entrará em funcionamento no próximo mês e oferecerá 1.500 refeições diariamente

seg, 14/05/2018 - 15h55 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França e o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Jr., assinaram nesta segunda-feira, 14, em Araçatuba, termo de colaboração com a Prefeitura de Araçatuba e a Organização da Sociedade Civil AELESAB (Programas de Integração e Assistência Social à Criança e Adolescente) para implantação do Bom Prato de Araçatuba. Durante evento na cidade, França certificou como Municípios de Interesse Turístico as cidades de Barbosa, Itapura e Sud Mennucci.

“Por se tornarem Municípios de Interesse Turístico, essas cidades passarão a receber R$ 600 mil por ano só para poderem fazer investimentos na área do turismo”, destacou o governador Márcio França.

O Bom Prato de Araçatuba está previsto para ser inaugurado no próximo mês e ficará na Rua Baldissera Morozini, número 62-196, em São Joaquim. A unidade servirá diariamente 1.500 refeições, sendo 1.200 almoços, por R$ 1,00; e 300 cafés da manhã, por R$ 0,50. Crianças até seis anos têm a refeição gratuita. O restaurante funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, no café da manhã; e a partir das 10h30 até o término da cota diária no almoço.

“O objetivo do encontro é formalizar essa parceria para garantir à população da cidade uma alimentação de qualidade e saudável, a preço acessível”, afirma o secretário Gilberto Nascimento Jr.

O Governo do Estado de São Paulo investiu, no total, o valor de R$ 1,2 milhão na unidade. Destes, mais de R$ 242 mil foram para a implantação, e mais de R$ 977 mil para o custeio de refeições, no período de aproximadamente dez meses. O investimento da Prefeitura de Araçatuba foi de R$ 273 mil para custear as refeições por cerca de dez meses.

Sobre o Bom Prato

Criado há 17 anos, a rede de restaurantes populares oferta alimentação balanceada e de qualidade (almoço e café da manhã) com foco na população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e atende diariamente cerca de 89 mil refeições. Desde a inauguração, em 2000, já serviu mais de 200 milhões de refeições e investiu mais de R$ 558 milhões.

Há 53 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na capital, nove na Grande São Paulo, seis no litoral e 16 no interior. O almoço tem custo de R$ 1,00, com alimentação balanceada de 1.200 calorias.

No café da manhã é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. A refeição, de 400 calorias em média, custa R$ 0,50 ao usuário.

MITs

Barbosa, Itapura e Sud Mennucci integram a lista de 46 municípios cuja transformação em MIT foi aprovada no mês de abril pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Para se tornar MIT, os municípios têm de preencher critérios como: potencial turístico, formação de um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de turismo e expressivos atrativos.

Todos eles têm direito ao valor de R$ 594.781,59 para obras de infraestrutura turística, mediante convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria Estadual de Turismo.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
socialsaopaulo@gmail.com