Maratona Infantil do MIS ‘Especial Férias’ acontece no dia 15 de dezembro

Toda a família poderá participar de oficinas, espetáculos e muitas brincadeiras, incluindo programação voltada aos bebês

qua, 11/12/2019 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Maratona Infantil do MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, entra no clima de férias com a edição de dezembro, que acontece no domingo (15). Toda a família poderá participar de oficinas, espetáculo e visitas especiais do Educativo MIS na megaexposição Musicais no Cinema. O público também conta com as tradicionais brincadeiras que acontecem em todas edições do evento, além de apresentações musicais como Meu Amigo Violão.

Programação

OFICINA | Vivência Circense para bebês e família | 11h, 13h e 15h

Esta oficina tem por objetivo propiciar às crianças atividades que estimulem seus sentidos e suas habilidades motoras de forma lúdica, através do Circo. Para que bebês e famílias possam desfrutar de um momento de afeto e carinho com seus familiares, o artista circense e educador Erich Sant’Ana vai conduzindo a vivência de um modo alegre e divertido, mostrando as modalidades existentes no circo como uma grande brincadeira.

OFICINA | Construção de Jogos – com Caravana Lúdica – Shisima

A origem do jogo Shisima é o Quênia, época 1.000 a.C. Trata-se de uma atividade de alinhamento muito conhecida entre as crianças do país. Na linguagem local (t’ikiri) a palavra shisima quer dizer “extensão da água”; no jogo, as peças são consideradas pulgas d’água (embavali), em alusão à velocidade com que as pulgas d’água se movimentam. Na oficina de construção de jogos, cada participante confeccionará seu próprio tabuleiro e as peças, tendo contato com culturas milenares, conhecendo as regras, as histórias que carregam, além de despertar a capacidade de transformação de materiais reutilizados.

CONTAÇÃO | “Iori descobre o sol, o sol descobre Iori” – com Coletivo Cafuzas

Quem já quis muito que o dia chegasse? E quem nunca se assustou com um barulhinho na noite escura? Cri cri cri… Auuuuuu… o medo da pequena Iori nos mostra que muitas vezes um som estranho pode ser um grilo ou lobo uivando e nada como o sol cheio de alegria pra trazer o dia e engolir os sons que a lua traz. Livremente inspirada em publicação de mesmo nome de Oswaldo Faustino.

ESPETÁCULO | Dia de Praia com Circo Delas | 16h

O espetáculo Dia de Praia mescla as linguagens de teatro e circo em uma narrativa quase sem falas, utilizando-se de comicidade física, manipulação de objetos e equilibrismo para contar a divertida história de Carmela: uma palhaça que decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas encontra dificuldade em lidar com o sol escaldante e manejar seu guarda-sol e sua cadeira para montar seu cantinho em meio a uma praia lotada. A partir das trapalhadas e da imaginação da palhaça, Dia de Praia tece poética e divertida narrativa, discutindo a potência de transformação de erros e tropeços do dia-a-dia e a possibilidade de rir de si mesmo.

EDUCATIVO | Visita guiada à exposição Musicais no Cinema |  10h, 11h, 13h e 14h

Como parte da programação paralela da exposição Musicais no Cinema, o Núcleo Educativo do MIS propõe uma visita voltada para crianças, explorando os elementos lúdicos da exposição. São dez vagas para crianças acompanhadas de ao menos um adulto responsável.

JOGOS |  #VamosJogar com Galápagos Jogos | 11h às 16h

Os jogos de tabuleiro modernos estão sendo revisitados como a grande alternativa aos jogos digitais, trazendo muito mais diversão, inteligência, aprendizado e, acima de tudo, conexão humana. Sentar-se à mesa para se divertir não é mais apenas um grande prazer, mas é fonte de aprendizado, de alegria e de vínculo com as pessoas que amamos e valorizamos em nosso dia a dia. Pensando nisso, o espaço #VamosJogar da Galápagos Jogos traz para a Maratona Infantil títulos incríveis e sucessos mundiais para que toda a família possa aproveitar.

MÚSICA | Meu Amigo Violão | 13h

Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se no Brasil, America Latina e Europa desde 1998. A conquista de seu primeiro prêmio, no “Concours International de Guitarre de Trédez- Locquémeau” – Bretanha – França, aos 14 anos de idade, marca o início de sua carreira. Sua discografia é composta por onze álbuns, cinco dos quais dedicados ao violão solo. Seu primeiro trabalho, gravado em 2008 – “Universos Sonoros para Violão e Tape”, foi realizado através do prêmio Petrobrás Cultural. Depois, seguiram-se “Tom Jobim para Violão Solo” e “Autoral”, ambos produzidos por Paulo Belinatti, “Universos em Expansão”.

Serviço

Maratona Infantil | Especial Férias
Data: Domingo, 15.12.2019
Horário: 10h às 17h
Local: Área externa, auditório MIS, auditório LABMIS, sala de interfaces, foyer auditório MIS
Ingresso gratuito
Classificação: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP
(11) 2117-4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa