Manual do Iamspe dá dicas para prevenir queda de idosos

Publicação alerta que o risco de fraturas decorrentes de tombos aumenta com a idade

sex, 19/04/2013 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Gestão Pública, elaborou um Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, destinado a servidores públicos estaduais, com dicas e fatores de risco.

As quedas em pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos. “Cair uma vez por semestre já pode ser considerado um idoso caidor'”, afirma a terapeuta ocupacional Tatiana Couto.

Alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição, algumas doenças como osteoporose, artrose e labirintite, e questões relacionadas ao ambiente em que o idoso interage podem colaborar para o aumento dos tombos.

No entanto, mudanças simples na rotina podem prevenir a queda, entre elas utilizar tapetes de tecidos no banheiro ou no restante da casa, usar sapatos com solado antiderrapante e manter um abajur ou interruptor ao lado da cama.

Além disso, é essencial não deixar objetos nos degraus, evitar escadas com pouca iluminação e degraus estreitos.

O Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa faz parte do Programa Integralidade, que reúne ações para promover o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos.

Iamspe

O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de saúde para funcionários públicos do país e atende 10% da população idosa do Estado de São Paulo.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe