Mais três cidades receberão Centro “Conviver”

Mais três cidades receberão Centro “Conviver” Mira Estrela, Aparecida d’Oeste e Cristais Paulista garantem investimento

qui, 25/07/2013 - 19h42 | Do Portal do Governo

As cidades de Mira Estrela, Aparecida d’Oeste e Cristais Paulista são as mais novas beneficiárias diretas do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O convênio, que garante recursos de R$ 250 mil para implantação do Centro “Conviver”, foi assinado, hoje, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, e pelos prefeitos Antonio Carlos Macarrão, Izaias Aparecido e Miguel Marques.

De acordo com o secretário Hamam, é necessário ter Centros Conviver nos três municípios porque eles possuem quantidade significativa de idosos. “Os Centros servirão de lazer e incentivo para a população da terceira idade”.

“Para a nossa cidade os Centros são importantes porque estimulam a participação de idosos dentro do município”, salientou o prefeito de Mira Estrela, Antônio Carlos.

Para o prefeito de Estrela d’Oeste, o Centro Conviver será muito importante porque cerca de 30% da população é idosa. “Trabalhar a saúde física e mental dessas pessoas contribuem na qualidade de vida da população de nossa região”.

“Nós podemos proporcionar para a terceira idade, em curto prazo, um lugar de convivência e lazer”, explicou o prefeito Miguel Marques.

A previsão de entrega dos Centros Conviver é para o inicio do primeiro semestre de 2014.

Centro “Conviver”

A partir de agora, o Centro de Convivência de Idosos passa a ser chamado de Centro “Conviver”. O nome ressalta o lado mais humano e acolhedor das iniciativas do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Os Centros Dia também mudarão de nome, passando a ser chamado Centro “Novo Dia”.

O Centro Conviver é um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar. Ou seja, trata-se de um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

Programa São Paulo Amigo do Idoso

Lançado em 2012 pelo governador Geraldo Alckmin, o Programa São Paulo Amigo do Idoso prevê a implantação de 108 Centros Novo Dia e 126 Centros Conviver para idosos. Aproximadamente cinco mil idosos serão beneficiados com os novos equipamentos em todo Estado.

Outra ação do programa para beneficiar os idosos é o Cartão Amigo do Idoso, realizado em março deste ano. O benefício mensal de R$ 100,00 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).