Mais de 10 milhões de Carteiras de Trabalho já foram emitidas no Poupatempo

Às vésperas do Dia do Trabalho, procura pelo documento segue alta nos postos

qui, 30/04/2015 - 14h31 | Do Portal do Governo

Daniego Osório de Souza, 24 anos, tirou sua primeira Carteira de Trabalho no Poupatempo Itaquera. Ele chegou ao posto na manhã de segunda-feira, 27 de abril, e em menos de uma hora estava com seu novo documento.

Natural de São Joaquim da Barra, no interior paulista, ele se mudou para o bairro de São Miguel, na zona leste da capital, e agora procura um emprego para ajudar os pais e também para poder pedir sua namorada em casamento. “Essa carteira vai me ajudar a realizar muitos sonhos”, diz.

Às vésperas do feriado do Dia do Trabalho, casos como o de Daniego são muito frequentes nas unidades do Poupatempo. Desde a criação do programa, em 1997, mais de 10,6 milhões de Carteiras de Trabalho já foram emitidas nos postos.

Esse número corresponde a 3% do total de serviços prestados nas unidades de atendimento. Somado aos percentuais dos demais atendimentos relacionados à inserção no mercado de trabalho feitos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, chega-se a 8% de todas as solicitações para serviços disponíveis no Poupatempo.

No total, são mais de 8,3 milhões de pedidos de Seguro-Desemprego, mais de 6,9 milhões de Cadastros para Emprego e mais de 2,8 milhões de retornos ao Cadastro de Emprego.

Número de solicitações cresce

Em 2015, de janeiro a março, foram solicitadas mais de 270,2 mil Carteiras de Trabalho no Poupatempo. No mesmo período do ano anterior, o número de emissões do documento nos postos foi de 268,2 mil.

No caso do Seguro-Desemprego, foram 278,7 mil pedidos nas unidades do Poupatempo no primeiro trimestre de 2014. Em 2015, no mesmo período, o número chega a 296,2 mil.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 437 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 64 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, além de seis unidades móveis.

Em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe/USP, em 2014, o Programa Poupatempo no Estado obteve 99% de aprovação de seus usuários.

Do Poupatempo