Maior projeto de água de reúso do Brasil, Aquapolo ganha prêmio de sustentabilidade

Empreendimento abastece o Polo Petroquímico de Mauá (ABC) com água de reúso para fins industriais, gerada a partir do esgoto tratado

qui, 06/12/2012 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Aquapolo Ambiental, empresa formada pela Foz do Brasil (Organização Odebrecht) e a Sabesp, venceu na noite desta quarta-feira, 5, o Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA), na categoria Empresa, pelo uso inteligente dos recursos hídricos. A cerimônia ocorreu na Caixa Cultural de Brasília. O empreendimento produz água de reúso industrial, a partir do esgoto tratado, para abastecer o Polo Petroquímico do ABC, em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo.

Em sua quarta edição, a premiação escolhe iniciativas que contribuem para o uso sustentável dos recursos hídricos do país. São avaliados projetos de combate à poluição e ao desperdício e que apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.

Na categoria Empresa, vencida pelo Aquapolo, foram inscritos 72 projetos. Na final, a parceria entre a Foz do Brasil e a Sabesp venceu ações da Coteminas e da Whirlpool. No total, o prêmio avaliou 363 iniciativas em oito categorias: governo; organizações não governamentais; organismos de bacia; ensino; pesquisa e inovação tecnológica; imprensa; água e patrimônio cultural; além de empresa.

Este é o segundo prêmio recebido pelo Aquapolo. Em abril de 2011, o projeto foi o segundo colocado mundial no Global WaterAwards, que destaca iniciativas inovadoras em abastecimento e saneamento. A seleção foi feita entre 40 trabalhos de todo o mundo, por executivos de empresas que atuam no segmento água de diversos países e representantes de entidades do setor.

Iniciativa pioneira

O Aquapolo, uma iniciativa pioneira no Brasil, é o maior projeto de água de reúso para fins industriais do Brasil e do Hemisfério Sul. Sua planta foi inaugurada no último dia 29 de novembro. Com R$ 364 milhões de investimento, inclui uma estação de produção de água de reúso, uma adutora (grande tubulação) de 17 km e 3,6 km de redes de distribuição. A estrutura que produzirá a água de reúso foi construída dentro da Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul.

Com capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água de reúso, o Aquapolo abastece o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, no ABC. Esse volume é equivalente ao consumo de água potável de 300 mil moradores – uma cidade do porte de Guarujá (litoral de São Paulo).

A implantação do projeto foi viabilizada pela Braskem, que, com outras empresas do polo, consumirá 65% da capacidade de produção (650 litros por segundo). O fornecimento para a indústria está garantido por 41 anos. A iniciativa possibilita que a Sabesp aumente a oferta de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo, já que o volume usado pelo Polo Petroquímico será substituído pela água de reúso industrial.

O projeto também terá importante contribuição para o mercado de trabalho do ABC. A oferta de uma água de reúso de qualidade, feita sob medida para as indústrias, reduz custos e aumenta a vida útil dos equipamentos, o que garante a permanência das fábricas na região e permite a expansão de suas plantas e contratação de novos funcionários. Atualmente o Polo Petroquímico emprega mais de 25 mil pessoas.

Da Sabesp