Maior hospital da zona norte de São Paulo quadruplica leitos de UTI

Governador Alckmin entregou obra com investimento superior a R$ 24 milhões, que abrange a readequação do espaço, compra de equipamentos e contratação de equipe multidisciplinar

sex, 27/11/2015 - 12h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 27, a ampliação do setor de UTI adulto do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e maior hospital da zona norte da capital. O número de leitos destinados ao atendimento de casos de alta complexidade clínicos e cirúrgicos saltará de 10 para 40.

“O Hospital do Mandaqui é de grande importância para toda essa região em trauma, neurologia, gestação de alto risco e área clínica. E como aqui são atendidos pacientes graves e idosos, nós estamos ampliando o número de vagas da UTI”, explicou o governador. “Contratamos a SPDM, que é uma das melhores instituições para lidar com terapia intensiva. É um grande ganho, vai salvar muitas vidas”, destacou o governador.

O investimento total é de R$ 24,2 milhões, para readequação do espaço, aquisição de equipamentos e contratação de especialistas e profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar os 40 leitos.

A ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica. Isso porque os leitos estão subdivididos igualmente em duas UTIs – uma no segundo andar, com 20 leitos, voltada ao atendimento de pacientes clínicos, e outra no sexto andar, diretamente ligada ao centro cirúrgico, que atenderá pacientes do pós-operatório.

A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), será composta por 48 profissionais, como médicos intensivistas, plantonistas e diaristas, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, entre outros.

O convênio tem vigência de 13 meses e poderá ser prorrogado. Ele prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos da UTI adulto, com aumento de dez unidades em funcionamento a cada 30 dias, atingido a plena capacidade no primeiro bimestre de 2016. Desde segunda-feira, 23 de novembro, 20 leitos já estão em operação.

“O Conjunto Hospitalar do Mandaqui oferece atenção hospitalar de média e alta complexidade, sendo referência nos atendimentos de urgência e emergência, principalmente no âmbito da neurotraumatologia. Ao quadruplicarmos a oferta de leitos de UTI adulto, garantimos maior qualidade e celeridade ao atendimento de pacientes clínicos e cirúrgicos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Com área total de 120 mil metros quadrados, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui integra serviços de diversas frentes assistenciais instaladas em 32 edificações, que incluem o prédio hospitalar, ambulatório, Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Zona Norte, unidades do SAMU e do Instituto Médico Legal, entre outros setores e serviços.

Mais informações:
Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701