Localfrio será multada em R$ 10 milhões

O governador Geraldo Alckmin anunciou a multa que será aplicada contra a empresa, pela emissão de efluentes gasosos tóxicos para a atmosfera, riscos e danos à saúde da população

sex, 22/01/2016 - 11h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 22, a multa de R$ 10 milhões que será aplicada contra a empresa Localfrio pela emissão de efluentes gasosos tóxicos para a atmosfera, riscos e danos à saúde da população. A empresa será notificada pela Agência Ambiental de Santos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

No último dia 14 de janeiro, o Corpo de Bombeiros registrou um incêndio e vazamento de gás em um terminal de cargas da empresa Localfrio no Guarujá, litoral de São Paulo. Segundo o relatório dos técnicos da Cetesb, a ruptura de um contêiner contendo 20 toneladas do produto Dicloroisocianurato de Sódio Dihidratado permitiu a entrada de água das chuvas, que numa reação química causou o incêndio. Depois de 50 horas, o fogo que atingiu 66 conteineres foi contido.

Ainda segundo o órgão ambiental, a fumaça tóxica atingiu moradores, obrigados a deixar suas casas, dos bairros vizinhos ao terminal da empresa dos municípios de Guarujá, Santos, São Vicente e Cubatão. Foram registrados 170 casos de atendimento nos centros médicos. A interrupção da travessia das balsas marítimas Santos/Guarujá e o fechamento do Porto (canal de navegação) e de estabelecimentos comerciais e industriais da região também trouxeram prejuízos à população.

Cetesb
Assessoria de Comunicação
(11) 3133-3194 / (11)3133-3370