Livros do acervo colonial passam por tratamento no Arquivo Público do Estado

Trabalho integra a exposição "Em Nome d'El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo", com lançamento previsto para o final de abril

qua, 18/03/2015 - 12h33 | Do Portal do Governo

A equipe do Núcleo de Conservação do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) iniciou o tratamento técnico de dez livros manuscritos, correspondentes ao período colonial do Brasil. O trabalho integra a exposição “Em Nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo”, com lançamento previsto para o final de abril.

O projeto de tratamento dos 7 livros coloniais, que farão parte da exposição, engloba tratamentos de conservação e de restauro. O primeiro passo foi fazer um diagnóstico do estado de conservação de cada obra para definir os tratamentos mais adequados para cada caso. As obras passaram por tratamentos de higienização, de restauro e encadernação.

Os demais volumes do acervo pertencentes ao Fundo da Secretaria de Governo da Capitania (1721-1823) estão em tratamento de higienização e levantamento do estado de conservação para futuras intervenções. São aproximadamente 350 volumes.

Até o momento, os livros em tratamento e que farão parte da exposição são: Livro de Sesmaria volume 1 (1602 a 1642); Livro de registros da correspondência do governo Antonio Manuel de Melo Castro e Mendonça (1797 – 1801); Livro de registros de avisos, ordens e instruções ao governo de Morgado de Mateus (1765 – 1767); Livro de registros de avaliações de alunos feitos pelos professores régios (1800-1801); Livro de registros de ordens régias e avisos do Conselho Superior Militar (1808 – 1822); Livro mestre do Coronel Manuel José Ribeiro (1811 – 1828) e o Alto de sequestro de bens Jesuítas (1762). Além destes, o trabalho também inclui os volumes 2, 3 e 4 do Livro de Sesmaria que não estarão na exposição.

O processo de restauração dos livros coloniais também recebe o apoio do Núcleo de Acondicionamento do APESP, que, por meio de oficinas ministradas para a equipe do Núcleo de Conservação, ensinou as técnicas da encadernação artesanal tecida, desenvolvida especificamente para a recuperação dos livros.

O Fundo da Secretaria de Governo da Capitania é uma das documentações mais antigas que se encontra sob a guarda do Arquivo Público do Estado. Além do material em tratamento, o acervo inclui documentos administrativos (cartas, requerimentos, alvarás, decretos, avisos entre outros) dos capitães generais da época.

Do Arquivo Público do Estado de SP