Livro Livre distribui exemplares e promove debates literários nas estações da CPTM

Abertura será no dia 24, na Estação da Luz, com mesa-redonda sobre os bastidores da realização de biografias

qui, 19/11/2015 - 20h11 | Do Portal do Governo

A cena clássica dos passageiros lendo no trem vai se propagar pelas composições e estações da CPTM na próxima semana. Entre os dias 24 e 27, acontecerá a 10ª Edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares aos usuários para disseminar uma corrente de leitura. Já foram doados mais de 130 mil livros desde 2006.

Para comemorar os 10 anos de projeto, a CPTM realizará uma mesa-redonda sobre os bastidores da realização de biografias no dia 24, na Estação da Luz, às 12h.

Os palestrantes serão: Gonçalo Júnior, concorrente ao Prêmio Jabuti com “Quem Samba Tem Alegria”, sobre o músico Assis Valente, e autor da recente biografia do escritor Rubem Alves; Luiza Nagib Eluf, autora de “A paixão no banco dos réus”, com relatos sobre os principais crimes passionais do país, e de “Matar ou Morrer”, sobre Euclides da Cunha; e Oscar Pilagallo, biógrafo do cantor “Roberto Carlos”, volume da série Folha Explica, lançado em 2008, e autor de vários livros, sendo o mais recente a história em quadrinhos “O Golpe de 64”. O debate será mediado pelo jornalista Alcino Leite Neto, editor da Editora Três Estrelas.

Durante a mesa-redonda, a biblioteca itinerante estará na Estação da Luz para que os usuários escolham um exemplar. O objetivo é estimular o “Bookcrossing”, movimento que inspirou o Livro Livre CPTM e que ocorre em vários lugares do mundo com um convite sedutor: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

A programação do primeiro dia, na Estação da Luz, continuará à tarde com um bate-papo sobre o tema “Qual é o valor da sua palavra?”, com Ricardo Ossaile e Lívia Balbino Fonseca, seguido da Caravana Holiday: debate sobre o tema “Literatura Literária no Brasil”, com Joana Rodrigues e Jean-Pierre Chauvin. A mediação será feita por Marina Ruivo, da Fundação Logosófica.

Para encerrar o dia, das 15h às 15h30, os passageiros poderão embarcar no tema “Como comecei a escrever? O que me move”, com Débora Rubim e Renata Lima Rodrigues Félix.

O Projeto Livro Livre também terá debates e distribuição de exemplares em mais três dias:

Dia 25/11, quarta-feira, na Estação Tatuapé, na Linha 11-Coral

Dia 26/11, quinta-feira, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante

Dia 27/11, sexta-feira, na Estação Osasco, que serve as linhas 8 e 9-Esmeralda

Programação da Estação da Luz – 24/11

Evento: Biografias: como escrever sobre os “outros”
Participantes: Oscar Pilagallo, Gonçalo Júnior, Luiza Nagib Eluf e Alcino Leite Neto
Horário: das 12h00 às 14h00

Evento: “Qual é o valor da sua palavra?”
Participantes: Ricardo Ossaile e Lívia Balbino Fonseca
Horário: das 14h00 às 14h30

Evento: “Literatura Literária no Brasil”
Participantes: Joana Rodrigues, Jean-Pierre Chauvin e Marina Ruivo
Horário: das 14h30 às 15h00

Evento: “Como comecei a escrever? O que me move”
Participantes: Débora Rubim e Renata Lima Rodrigues Félix
Horário: das 15h00 às 15h30

Da CPTM