Livro Livre CPTM: quatro estações distribuirão mais de 55 mil livros

Projeto desembarca nas estações Luz, Tatuapé, Palmeiras-Barra Funda e Osasco a partir desta terça-feira, 24

seg, 23/11/2015 - 17h49 | Do Portal do Governo

A 10ª edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares aos usuários para disseminar uma corrente de leitura nos trens, começa nesta semana, em quatro estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
​​
As estantes itinerantes com os mais de 55 mil livros a serem doados funcionarão das 12h às 14h e passarão nas estações nas seguintes datas:

24/11 – Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral)

25/11 – Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)

26/11 – Estação Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)

27/11 – Estação Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda)

​O objetivo é estimular o “Bookcrossing”, movimento que inspirou o Livro Livre CPTM e que ocorre em vários lugares do mundo com um convite sedutor: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

Além da distribuição de livros, haverá bate-papos e debates culturais entre os dias 24 e 27 nas estações. Para comemorar os 10 anos do projeto, a abertura da edição deste ano será com uma mesa-redonda sobre os bastidores da realização de biografias no dia 24, na Estação da Luz, às 12h.

Os palestrantes serão: Gonçalo Júnior, concorrente ao Prêmio Jabuti com “Quem Samba Tem Alegria”, sobre o músico Assis Valente, e autor da recente biografia do escritor Rubem Alves; Luiza Nagib Eluf, autora de “A paixão no banco dos réus”, com relatos sobre os principais crimes passionais do país, e de “Matar ou Morrer”, sobre Euclides da Cunha; e Oscar Pilagallo, biógrafo do cantor “Roberto Carlos”, volume da série Folha Explica, lançado em 2008, e autor de vários livros, sendo o mais recente a história em quadrinhos “O Golpe de 64”. O debate será mediado pelo jornalista Alcino Leite Neto, editor da Editora Três Estrelas.

​Programação da Estação da Luz – 24/11

Evento: Biografias: como escrever sobre os “outros”
Participantes: Oscar Pilagallo, Gonçalo Júnior, Luiza Nagib Eluf e Alcino Leite Neto
Horário: das 12h às 14h

Evento: “Qual é o valor da sua palavra?”
Participantes: Ricardo Ossaile e Lívia Balbino Fonseca
Horário: das 14h às 14h30

Evento: “Literatura Literária no Brasil”
Participantes: Joana Rodrigues, Jean-Pierre Chauvin e Marina Ruivo
Horário: das 14h30 às 15h

Evento: “Como comecei a escrever? O que me move”
Participantes: Débora Rubim e Renata Lima Rodrigues Félix
Horário: das 15h às 15h30

Da CPTM