Livro gratuito da Secretaria de Agricultura ensina a escolher e consumir cogumelos

Publicação digital traz dicas sobre os principais tipos cultivados no Brasil, como escolher o produto na hora da compra, como conservar, higienizar e preparar

seg, 31/10/2016 - 20h06 | Do Portal do Governo

Das cerca de duas mil variedades de cogumelos próprios para consumo, apenas 25 delas são produzidas comercialmente, mas no Brasil, o seu uso na alimentação ainda é muito restrito. Para incentivar a inclusão desses alimentos na dieta da população, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), disponibiliza gratuitamente o livro “Cogumelo: Variedades e receitas”. A publicação digital, que pode ser baixada nas principais plataformas como o iTunes, Issuu, Livraria Cultura, Amazon e Kobo, traz dicas sobre os principais tipos de cogumelo cultivados no Brasil, como escolher o produto na hora da compra, como conservar, higienizar e preparar.

Consumidos preferencialmente in natura, para manter aroma, paladar e nutrientes característicos – mas também encontrados nas versões desidratada ou em conserva -, os cogumelos têm baixo teor de gorduras e são ricos em fibras, proteínas, fósforo, complexo B e cálcio, sendo bons para fortalecer ossos e dentes, auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Seu preparo é bastante versátil, conforme as receitas que estão disponíveis no livro da Codeagro. “Os cogumelos possuem propriedades anti-inflamatória, antissenil, antiúlcera, antiviral, antibacteriana e antitumoral, impedindo ou dificultando o aparecimento de células cancerígenas. Os mais conhecidos dos brasileiros são o shiitake, o shimeji, o cogumelo de Paris e o portobello, que são usados em pratos quentes e frios”, afirma a nutricionista Sizele Rodrigues, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Secretaria.

“O Estado de São Paulo é o maior produtor de cogumelos do país, mas o consumo médio é de apenas 150 gramas do alimento por pessoa a cada ano. Na Ásia, são consumidos cerca de oito quilos de cogumelos por pessoa anualmente, e na Europa, são dois quilos. A publicação da Codeagro visa incentivar o seu consumo e, consequentemente, a produção de cogumelos, gerando renda e produtividade ao agricultor paulista”, explicou Carlos Eduardo Batista Fernandes, da Codeagro.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, as publicações da Codeagro contribuem para trazer maior qualidade de vida às famílias paulistas. “Os livros digitais oferecidos pela Secretaria visam orientar a população a se alimentar de forma adequada, com economia, optando por alimentos frescos, ricos em nutrientes e provenientes da agricultura paulista. Aproximar o conhecimento dos produtores e cidadãos e zelar pela saudabilidade dos alimentos são algumas das diretrizes que o governador Geraldo Alckmin determinou à pasta”, lembrou o secretário.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento