Justiça realiza mutirão de paternidade em Taubaté

Ação será realizada pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo); a expectativa é de que 600 famílias da região sejam atendidas

seg, 17/09/2012 - 12h52 | Do Portal do Governo

A cidade de Taubaté recebe, entre os dias 17 e 21 de setembro, mutirão de coleta de sangue para a realização de exames de DNA. A ação será realizada pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A expectativa é de que 600 famílias do município e de cidades da região sejam atendidas.

Serão recolhidas amostras de material genético exclusivamente de pessoas que tenham recebido intimação judicial para a realização do teste de paternidade, que é previamente agendado com os familiares envolvidos – mãe, filho e suposto pai. Todo material recolhido será analisado nos laboratórios do Instituto em São Paulo.

Os mutirões são organizados após um período de identificação das localidades em que há um maior acúmulo no número de exames que devem ser realizados. A iniciativa tem como objetivo garantir a rápida resolução dos casos de investigação da paternidade.

Para a realização do exame basta a retirada de uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas. O material segue, então, para análise laboratorial e o laudo é emitido dentro de um prazo de 30 a 180 dias. Para a solicitação do exame é preciso procurar um fórum ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Além do posto do Imesc na capital, responsável também pelos casos provenientes de Campinas, o Instituto conta com outros 12 polos regionais de atendimento, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e na própria cidade de Taubaté.

Sobre o Imesc

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Anualmente cerca de 35 mil laudos são expedidos. Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público e realização de pesquisas científicas.

Dentre as demais atribuições do Imesc está a realização de perícias, exames de personalidade e de capacidade profissional. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e congressos na área da Medicina Legal, da Medicina Social, da Medicina do Trabalho, da Criminologia, da Criminalística, da Identificação, da História da Medicina e da Ética Profissional.

Serviço

Mutirão DNA
Data: 17 a 21 de setembro de 2012
Horário: das 9h às 15h30
Local: Ambulatório Regional de Espacialidade de Taubaté – Rua Alcaide-Mor Camargo, 100 – Alto de São João – Taubaté/SP

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania