Ital oferece semana de cursos e seminário nas áreas de chocolates e confeitos

Terceira edição da Semana Tecnológica do Cereal Chocotec terá como tema principal a Inovação, Saúde e Sustentabilidade

sex, 07/09/2012 - 19h08 | Do Portal do Governo

De 1º a 5 de outubro será realizada, em Campinas, a 3ª Semana Tecnológica do Cereal Chocotec, com cursos, treinamentos e seminário internacional com foco na inovação, saúde, sustentabilidade dos alimentos e transferência de tecnologia nas áreas de chocolates, balas e confeitos, cereais, farinhas e panificação.

O objetivo da Semana, que ocorrerá no prédio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) é proporcionar aos profissionais o máximo de informação possível, de forma a otimizar despesas e agregar valor ao investimento feito. O Cereal Chocotec é uma das unidades de pesquisa do ITAL-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“A necessidade da criação da semana tecnológica surgiu a partir da demanda apresentada por participantes dos nossos cursos regulares, que provenientes de diversos locais do país, tinham de se deslocar para fazer cursos de apenas um dia de duração”, disse a pesquisadora Cristina Ruffi que também é uma das organizadoras do evento.

“Desde a criação desse evento e até agora, todas as edições têm apresentado resultado muito satisfatório, com um índice de avaliação superior a 90%”, completou.

Assim, a Semana tecnológica oferecerá cursos sobre Achocolatados em Pó, Balas, Barras de Cereais, Chocolates, Recheios a base de Chocolates, Drageados de Chocolate e /Compounds/, Drageados Salgados, Pão de Queijo, Qualidade Tecnológica da Farinha de Trigo, Ingredientes que Influenciam a Textura de Pães e Bolos, e Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental, a maioria deles envolvendo aulas práticas e teóricas.

Os participantes terão oportunidade de se inscrever em até cinco cursos, que acontecerão nas dependências do ITAL.

Seminário Internacional e as tendências do setor

Além disso, a Semana Tecnológica também irá promover o Seminário Bakery & Confectionery, que deve reunir profissionais de diversos países para discutir temas relevantes da área, como a redução de sódio, açúcar e gorduras dos alimentos, a saudabilidade em chocolates, confeitos e produtos de panificação, sustentabilidade, além das tendências e inovações do setor.

“O setor carece de alimentos inovadores e que apresentem não só características nutricionais, como também benefícios à saúde de uma forma mais concreta. O seminário abordará essa questão e também apresentará alternativas de ingredientes mais saudáveis na linha de Bakery & Confectionery, que tem se revelado uma grande preocupação do consumidor”, explica Cristiane.

Atualmente, o Cereal Chocotec do ITAL é a única instituição a oferecer transferência de tecnologia no setor de alimentos, que é tão expressivo na economia do país e que ocupa a 3ª posição na produção mundial de balas e confeitos; a mesma colocação na produção de chocolates e é o vice-líder mundial na produção de biscoitos.

As inscrições para a 3ª Semana Tecnológica do Cereal Chocotec podem ser feitas pelo site do Instituto (www.ital.sp.gov.br). A programação completa dos cursos e do seminário pode ser encontrada no mesmo endereço.

Do ITAL