IPT promove seminário gratuito para debater a gestão da inovação nos serviços

Encontro acontece na quinta-feira, dia 3; inscrições podem ser feitas até o dia 2 de dezembro

seg, 30/11/2015 - 12h49 | Do Portal do Governo

Debater a gestão da inovação em serviços intensivos em tecnologia é o objetivo do seminário que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promove na quinta-feira, 3 de dezembro, em sua sede, na capital paulista, com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo).

O setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB brasileiro e mais de 70% do emprego no país, inclui segmentos em que a inovação tecnológica tem um papel relevante, exigindo atenção constante à evolução dos processos. A realidade brasileira, no entanto, nem sempre condiz com essa necessidade: o ranking Global Innovation Index, por exemplo, classificou o Brasil na 75ª posição entre 140 nações, em 2015.

O seminário busca discutir se os modelos de gestão da inovação usados na área industrial se aplicam às inovações em serviços, em quais aspectos as estratégias se diferenciam e qual a importância dos conceitos da “economia da experiência” para a inovação nos serviços.

A programação conta com representantes do Hospital Sírio Libanês e do Laboratório Fleury, que compartilharão suas experiências de P&D na área de serviços em saúde. Já o CPqD apresentará as tendências disruptivas em telecomunicações, enquanto a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo marca presença com o debate da inovação na área pública. A experiência do IPT com a Embrapii na dinamização de serviços de P&D nas empresas também será relatada. “O futuro da inovação em serviços: fábrica ou teatro?” é a palestra que encerra o evento, a ser proferida pelo professor da Faculdade FIA de Administração de Negócios e pesquisador da FEA-USP Marcos Castelhano Bruno.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui até quarta-feira, 2 de dezembro. O evento será realizado das 8h30 às 12h30 no auditório do prédio 39 do Instituto (Av. Profº Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – São Paulo/SP).

Do IPT