IPT e startup E4CB implantam Centro Brasileiro de Inovação em Economia Circular

Parceria visa estabelecer conexões locais e globais para manter aproximação constante entre instituições

qua, 09/06/2021 - 17h53 | Do Portal do Governo

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a startup E4CB, lançou nesta quarta-feira (9) em evento virtual, o novo Centro Brasileiro de Inovação em Economia Circular (CBIEC). A criação do centro é uma iniciativa que une esforços para manter a aproximação entre instituições de pesquisa, empresas, órgãos fomentadores e de governos para extração, transformação, uso e descarte de materiais. A ideia desenvolvida é que se aproveite recursos de matérias-primas e produtos sem deixar sobras.

A parceria entre o IPT e a startup E4CB nasceu no âmbito do Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), o primeiro hub criado na América Latina para integrar empresas diversas em negócios circulares. Durante o evento de fundação, foi lançada a ‘Carta Brasileira de Economia Circular’, um convite que visa novas parcerias entre instituições na sociedade. O centro já conta com parcerias alinhadas ao Laboratório Colaborativo para a Economia Circular (Cecolab) de Portugal e à Rede Africana de Economia Circular, que reúne 31 países, incluindo África do Sul, Angola, Egito e Nigéria.

“O IPT é nosso parceiro em inovação, pioneiro em questões ligadas ao meio ambiente, estando à frente nos campos da economia circular e bioeconomia, que são temas relevantes do Conselho de Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo”, disse Paula Lima, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estão à frente do CBIEC duas profissionais de larga experiência e qualificação em sustentabilidade. Claudia Teixeira, diretora de Inovação e Negócios do IPT, é a CEO do centro. Beatriz Luz, diretora e fundadora da E4CB é a executiva de gestão. Para o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, o novo centro traz “conhecimento em pesquisas e serviços e, fundamentalmente, uma participação institucional no complexo cenário nacional e internacional como influenciador de políticas públicas para regulações, legislação, ética, desenvolvimento de negócios estratégicos em economia circular, desenvolvimento e mentoria de empresas e necessidades de infraestrutura. A participação do IPT neste projeto tem a marca do engajamento”, complementa.

De acordo com o embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Reincelj, “Economia circular está no centro do nosso pensamento para o planejamento estratégico e o futuro. Tanto para a agenda climática quanto para objetivos de sustentabilidade. Em julho a Eslovênia assume por seis meses a presidência da União Europeia, uma oportunidade para avançar a transição circular na Europa e globalmente”.

Acesse: https://www.eventbrite.com.br/x/154472155375/?keep_tld=1
Faça parte: http://cbiec.com.br
Entre em contato: contato@cbiec.com.br