Investe SP participa de seminário internacional sobre crescimento sustentável

Evento acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, na capital, e reúne governos, educadores e empresas para debates, cursos e consolidação de um grupo de pesquisa acadêmica sobre o assunto

sáb, 10/11/2012 - 13h35 | Do Portal do Governo

A Investe São Paulo está apoiando a realização do quinto Open Innovation Seminar (OIS), que este ano tem como tema central “Crescimento Sustentável apoiado em Redes de Inovação: Agenda Brasil”. O evento acontece no hotel Transamérica, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de novembro. Cerca de 2 mil pessoas são esperadas para os três dias.

Considerado o maior encontro de inovação aberta, o seminário reúne governos, educadores e empresas para debates, cursos e a consolidação de um grupo de pesquisa acadêmica sobre o assunto. Promovido pelo Centro de Open Innovation e instituições parceiras, o OIS conta com 150 painelistas que vão expor em 15 palestras, 20 cursos e 10 arenas de inovação aberta.

As arenas são grupos de trabalho multidisciplinares, cada um com um tema. São eles: Ciência sem Fronteiras, Mecanismos Públicos de Incentivo à Inovação, Ecologia Industrial, Cidades Atrativas, sustentáveis e inteligentes, Institutos de Pesquisa e Intermediários de Inovação, Ecossistemas de Inovação, Centros de P&D de multinacionais no Brasil, Saúde, Bem Estar e Assistência Médica e Transporte e Logística. Para o diretor executivo do evento, o OIC tem crescido e amadurecido cada vez mais, principalmente por conta da capacidade de integração dos agentes que são considerados a hélice tripla da inovação: academia, empresa e governo. “Temos construído uma rede com profissionais de referência nessas três esferas, tanto em âmbito nacional quanto internacional”, explica.

Outros apoios

Dois representantes do Governo Federal vão participar do evento como painelistas: o secretário Álvaro Prata, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Nelson Fujimoto, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As agências ligadas a essas pastas (Capes, CNPq, INPI, BNES, ABDI e FINEP), assim como as universidades federais, também estão inseridas nos grupos de trabalho.

Já o Governo do Estado de São Paulo vai levar, além da Investe São Paulo, a Fapesp e o Fapemig. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e Rio Negócios também estarão presentes.

Algumas das maiores empresas brasileiras e multinacionais vão participar, como Natura, O Boticário, Petrobras, Embraer, Telefonica, Johnson & Johnson, BR Foods, Saab, IBM, Stora Enso, Scania, Siemens, Rhodia, Dow, Ericsson e Volvo.

O seminário também terá representantes dos parques tecnológicos de Guamá, Sorocaba e Itaipu, além do Tecnopuc e do Sapiens Parque.

Internacional

Também farão parte do evento embaixadas e representantes de 16 países: Suécia, Reino Unido, Índia, Coreia do Sul, Canadá, Alemanha, Austrália, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Bélgica, Noruega, Holanda e Espanha.

Da Investe SP