Investe SP estreita parceria com câmara chinesa

O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre as instituições para o estabelecimento de possíveis parcerias para atração de empresas

dom, 13/05/2012 - 16h59 | Do Portal do Governo

O gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares, recebeu na quinta-feira, 10 de maio, na sede da agência, o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fabio Hu, o vice-presidente da instituição, Zhang Ruifeng, e o diretor Comercial Internacional da Câmara, Frank Sun. O assessor da secretaria de Habitação de São Paulo, Alberto Ohnuki Junior, também participou da reunião.

O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre as instituições para o estabelecimento de possíveis parcerias na área de atração de investimentos para o Estado de São Paulo. O presidente da Câmara ressaltou que parte do trabalho da instituição é assessorar empresas brasileiras interessadas em investir na China.

Além disso, a instituição é responsável por trazer os investidores chineses ao Brasil para conhecerem o país, sentirem o ambiente cultural e se estabelecerem aqui. “Temos que ajudá-los porque, no Brasil, o caminho é mais difícil”, disse Hu.

Soares destacou que é neste aspecto que a Investe SP pode contribuir com o trabalho da Câmara, fornecendo as informações necessárias para que os investidores conheçam as oportunidades de negócios no Estado de São Paulo. “Além disso, estamos realizando um trabalho proativo, no exterior, de divulgação do Estado como principal destino de investimentos e esperamos contar com o apoio da Câmara para realizarmos road shows na China”, disse Soares.

A China é, atualmente, o maior parceiro econômico do Brasil. A corrente de comércio entre os dois países alcançou US$ 84,2 bilhões em 2011, um aumento de 35% em relação ao ano anterior. O crescente interesse dos empresários chineses pelo país pode ser mensurado pelo número de delegações chinesas recepcionadas pela gerência de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP. Em 2010 e 2011, foram recebidas 30 delegações com investidores chineses interessados em conhecer melhor o ambiente de negócios do Estado.

Da Investe SP e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia