Investe SP assessora empresa americana que construirá fábrica em Lorena

Metalcrafters investirá R$ 15 milhões em sua planta; produção inicial será de motores elétricos para ônibus, caminhões e vans, mas também atenderá o setor aeroespacial

sáb, 01/09/2012 - 16h28 | Do Portal do Governo

A Metalcrafters, empresa norte-americana que produz compósitos, motores elétricos para veículos automotivos e produtos para tecnologia aeroespacial, vai construir sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. São cerca de R$ 15 milhões que serão investidos na construção da fábrica em um terreno de 40 mil m² na cidade de Lorena, localizada a 200 km da capital paulista. A companhia vai se instalar no Estado São Paulo com o apoio da Investe São Paulo e da prefeitura municipal.

“Esse investimento da Metalcrafters é estratégico para o Estado de São Paulo, pois trará inovação à indústria paulista. Com a chegada da Comil a Lorena começa a segunda onda de investimento, que é a chegada dos fornecedores. Isso trará um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região, com a geração de empregos e o aumento da renda da população”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Segundo o diretor da Metalcrafters do Brasil, Edgardo Vieytes, a nova fábrica deve gerar 100 empregos diretos, com índice de nacionalização de produção de 90%. O foco da nova fábrica serão os motores para ônibus, caminhões e vans elétricos, mas a empresa também planeja produzir peças para a indústria aeroespacial da região e compósitos como resina vegetal, peças em fibra de carbono e resina de vidro feita a vácuo.

Além da Comil, fabricante de ônibus que está construindo sua nova fábrica em Lorena e será cliente da Metalcrafters, outro fator que levou os empresários a escolherem a cidade foi a localização, às margens da Dutra e a proximidade com as grandes montadoras da região do Vale do Paraíba – como a Volkswagen (Taubaté), a General Motors (São José) e a futura fábrica da Chery, em Jacareí.

“Escolhemos Lorena pela proximidade com as fábricas de automóveis e da Embraer. Além disso, as universidades da região garantem mão-de-obra qualificada e desenvolvimento científico”, explicou Vieytes.

A Investe SP está assessorando a empresa na obtenção de informações setoriais e no contato com órgãos públicos e privados. A agência também irá assessorar no licenciamento ambiental e na obtenção da infraestrutura necessária. “Agradeço o excelente trabalho da Investe SP no apoio ao investidor. É um grande diferencial do Governo do Estado de São Paulo”, disse Vieytes.

A Metalcrafters é uma empresa com sede em Fountain Valley, na Califórnia, e foi fundada em 1979. É conhecida por produzir protótipos e conceber veículos para os maiores fabricantes de automóveis do mundo, atuando com transporte, aviação, engenharia aeroespacial e brinquedos para parques temáticos.

A empresa, que participou da criação de modelos como o Veloster e o ix35, da Hyundai, a minivan Kia Soul e o esportivo Eclipse, da Mitsubishi, faz desde o design e a engenharia do automóvel até a fabricação de protótipos e carros experimentais, expostos em feiras e salões do automóvel. As montadoras encomendam esse trabalho antes de produzir os carros em escala comercial.

Da Investe SP