Interior e litoral recebem projeto itinerante de festivais de cinema de SP

Entre setembro de 2013 e março de 2014, cidades receberão mostras itinerantes organizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Sabesp

ter, 03/09/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

Cinco dos mais importantes festivais de cinema sediados em São Paulo rumam para o interior e litoral paulistas para uma série de mostras itinerantes organizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Sabesp. Entre setembro de 2013 e março de 2014, várias cidades receberão seleções de filmes apresentados na capital no É Tudo Verdade, Festival Internacional de Curtas-Metragens, Festival de Cinema Latino-Americano, Mostra Internacional de Cinema e Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade.

A série de itinerâncias é uma contrapartida ao patrocínio concedido pelo Governo do Estado de São Paulo aos festivais, com investimento da Sabesp via Lei Rouanet. A Mostra Internacional tem, ainda, apoio da Imprensa Oficial. Com isso, o Estado apoiará a realização dos cinco eventos com cerca de R$ 2 milhões este ano.

As cidades já confirmadas para as itinerâncias são: Santos, São Carlos, Sorocaba, Votorantim e Campos do Jordão.

“As mostras itinerantes são uma oportunidade de oferecer uma programação de filmes diversificada e atual à população de fora da capital, ampliando e democratizando o acesso a filmes de alta qualidade. A descentralização do acesso à cultura, aliás, é uma das diretrizes mais fortes do Governo do Estado de São Paulo”, afirma o secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araujo. A itinerância tem também apoio das unidades do Sesc-SP no interior.

As datas e as cidades foram selecionadas pelos realizadores, com base nas especificidades de cada festival. A itinerância começa no dia 4/9 em São Carlos (onde haverá exibições também nos dias 18 e 25/9) com uma seleção de 21 filmes do Festival de Cinema Latino-Americano, representando seis países da região. “São Carlos sedia um moderno curso superior de imagem e som e nos pareceu o lugar ideal para tal iniciativa”, afirmam os diretores do Festival, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

A iniciativa segue com o Festival Internacional de Curtas Metragens, que faz itinerância em Sorocaba e Votorantim (12 a 15/9), com direito a uma “CineCicletada” – um passeio ciclístico que termina com exibição ao ar livre. Segundo Zita Carvalhosa, organizadora do Festival de Curtas, as itinerâncias “são maneiras de misturar filmes e pessoas ansiosas para ver as obras, além de oferecer espaço físico para esses encontros”.

Entre 13 e 15 de setembro, é a vez de Santos receber uma seleção de filmes do É Tudo Verdade, mais importante festival dedicado aos documentários da América do Sul, na Pinacoteca Benedito Calixto. “Santos sempre foi um dos centros da cinefilia paulista e brasileira, revelando cineastas, intérpretes, técnicos, críticos e curadores”, afirma o fundador e diretor do É Tudo Verdade, Amir Labaki.

Santos também receberá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em novembro, logo após a realização na Capital, em outubro. “Para nós é uma grande alegria poder atingir mais pessoas e apresentar trabalhos de cineastas que não chegam tão facilmente ao circuito comercial”, afirma Renata de Almeida, realizadora da Mostra.

O Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade completa o calendário de itinerâncias visitando Campos do Jordão e mais quatro cidades a definir, entre novembro deste ano e março de 2014. A mostra em Campos acontece nos dias 30 de novembro e 1º de Dezembro – este último, Dia Mundial de Combate à AIDS. Segundo André Fischer, realizador do Mix, as cidades receberão o programa Competitiva Brasil, seleção que tem trazido o melhor da produção nacional sobre a diversidade, além de revelar grandes talentos.

A itinerância do MixBrasil terá a missão também de expandir o debate sobre diversidade sexual. “A melhor maneira de combater o preconceito é levar essa mensagem a novos públicos com filmes inteligentes e de bom gosto que criem uma empatia com esses temas”, afirma André.

A programação das itinerâncias será publicada no site da Secretaria de Estado da Cultura.

Calendário

– Festival de Cinema Latino-Americano: 4, 18 e 25 de Setembro – São Carlos e região

– Festival Internacional de Curtas Metragens: 12 a 15 de Setembro – Sorocaba e Votorantim

– É Tudo Verdade: 13 a 15 de Setembro – Santos

– Mostra Internacional de Cinema de SP: Novembro – Santos

– Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade: 30 de Novembro e 1º de Dezembro – Campos do Jordão. Mais quatro cidades a definir, até março de 2014.

Saiba mais

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários é o principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. Criado em 1996 pelo crítico Amir Labaki, o festival tem exibido anualmente cerca de uma centena de obras não-ficcionais brasileiras e internacionais, entre lançamentos e clássicos, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo é dedicado interiramente ao formato de filmes curtos e realizado anualmente na cidade de São Paulo. Criado em 1990 pela produtora Zita Carvalhosa, é o maior evento do gênero no Brasil. Este ano, mais de 3.600 filmes de todo o mundo se inscreveram para o Festival.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo transforma a capital paulista num pólo de difusão da cinematografia recente da América Latina. Durante oito dias, o público tem a oportunidade de conferir títulos inéditos no Brasil, produções premiadas em festivais e mostras temáticas, além de participar de debates com diretores e produtores na extensa programação dividida entre as salas do Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinusp e Cinemateca Brasileira.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi criada em 1970 por Leon Cakoff (1948-2011) para comemorar os 30 anos de inauguração do MASP. Hoje, recebe mais de 300 filmes por ano, em várias salas de exibição espalhadas pela cidade, e é reconhecida como o maior e mais importante evento do gênero no país.

O Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade aborda principalmente a diversidade sexual. Criado em 1993, originou no ano seguinte o mais antigo e maior portal de informações e cultura pop GLBTT (ou LGBT) do Brasil. A expressão GLS foi criada em 1994 para identificar os frequentadores do Festival, tendo sido rapidamente assimilada pela mídia.

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166 / 8169