Intercâmbio do Centro Paula Souza leva 125 alunos de Etecs e Fatecs aos EUA

No dia 1º de setembro, viajam turmas para Fort Lauderdale, São Francisco, Berkeley e Boston; no dia 2, grupo embarca para Chicago

ter, 28/08/2012 - 17h01 | Do Portal do Governo

No próximo final de semana, 125 alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de 84 municípios paulistas viajam para os Estados Unidos pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Durante um mês, os selecionados farão um curso de inglês para aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma com todas as despesas pagas pelo Governo de São Paulo.

No sábado, 1º de setembro, 100 alunos embarcam para Fort Lauderdale, São Francisco, Berkeley e Boston, nos Estados Unidos, divididos em grupos de 25 participantes. No domingo, dia 2, mais 25 estudantes seguem para Chicago, também nos EUA.

Esse é o terceiro embarque do programa neste ano. No primeiro semestre, 250 alunos permaneceram durante um mês em cidades americanas. Em outubro, haverá mais um embarque de 125 alunos. O Centro Paula Souza recebeu 6.144 inscrições no processo seletivo do segundo semestre do intercâmbio cultural. Foram escolhidos os recém-formados com as melhores notas durante o curso.

Prática de ensino

Ao todo, o programa vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos EUA e 50 na Inglaterra. Serão 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica. Em julho, 50 professores de inglês viajaram para Londres, onde estudaram prática de ensino em língua inglesa na International House of English. O curso para os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica, que embarcaram em julho para os EUA, foi definido de acordo com o nível de inglês dos contemplados.

Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional, vencedora da licitação, é responsável pela viagem e estada dos participantes. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 6,3 milhões.

O Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Confira relatos e fotos dos intercambistas no Tumblr da instituição: http://centropaulasouza.tumblr.com.

Veja a lista de estudantes que embarcarão no próximo final de semana para os EUA, pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2012/agosto/alunos-intercambio-set-2012.pdf.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 263 cidades paulistas.

As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza