Instituto Geológico comemora 133 anos de criação da Comissão Geográfica e Geológica

Para recordar a data, o IG está divulgando em seu site a digitalização dos primeiros relatórios elaborados pela Comissão

qua, 27/03/2019 - 19h50 | Do Portal do Governo

Instituto Geológico (IG) do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), comemora nesta quarta-feira, 27 de março, os 133 anos da criação da Comissão Geográfica e Geológica (CGG). Para recordar a data, o IG está divulgando pela primeira vez em seu site a digitalização dos primeiros relatórios elaborados pela Comissão, nome que antecede a criação do Instituto.

Foi em 27 de março de 1886 que a então Província de São Paulo criou a Comissão Geográfica e Geológica, para auxiliar na expansão agrícola no território paulista. A CGG realizou pesquisas e levantamentos detalhados sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia.

“Esses relatórios são um retrato da nossa história, motivo de orgulho para todos nós paulistas. São documentos ricos em detalhes, escritos por esses verdadeiros bandeirantes do conhecimento que abriram caminhos para o desenvolvimento de São Paulo”, explica o secretário Marcos Penido.

O primeiro estudo realizado – “Exploração dos Rios Itapetininga e Paranapanema” – data do ano de 1889 e foi conduzido pelo engenheiro Theodoro Sampaio. Ao todo, foram digitalizados e divulgados nove relatórios, além de fotografias do período de 1889 a 1927.

“Na década de 1930, todo o acervo da CGG foi dividido entre diversas instituições do Estado, como o Instituto de Arqueologia e Etnologia, o Instituto Astronômico e Geofísico, o Instituto de Botânica e outros. Temos um projeto para organizar virtualmente todo o acervo original novamente da CGG”, explica a diretora-geral do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira.

Nessas primeiras expedições, colaboraram no trabalho pesquisadores e naturalistas famosos como Albert Löfgren, Orville Adelbert Derby, Francisco de Paula Oliveira, Luiz Felipe Gonzaga de Campos, entre outros.

“Os pesquisadores utilizaram os rios como vias naturais de transporte para iniciar os levantamentos científicos. Os trabalhos da CGG duraram até 1931, e quase todos os produtos de suas pesquisas são mapas, relatórios e documentos fotográficos e equipamentos”, explica o diretor técnico e responsável pelo acervo histórico do IG, José Barcellos Ramos.

Em 45 anos de existência, a CGG lançou diversas publicações que colaboraram para o avanço de pesquisas, reconhecimento e planejamento do espaço territorial paulista. Parte das coletas realizadas durante as expedições compõem o acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, localizado no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Para conferir as publicações acesse aqui.

Sobre o IG

O Instituto Geológico (IG) é um órgão originário da “Comissão Geográphica e Geológica da Província de São Paulo – CGG”, criada em 1886 com o objetivo de planejar e executar estudos e pesquisas para subsidiar a ocupação do território paulista, representando o esforço mais antigo da pesquisa científica no Estado de São Paulo. Atualmente, é uma Instituição de Pesquisa Científica caracterizada como um centro de referência em Geociências na resposta aos desafios da sociedade.

A missão institucional contempla a geração de conhecimento sobre o meio físico, por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, disseminação e aplicação dos resultados, e prestação de serviços à comunidade, para dar suporte à gestão ambiental, ao desenvolvimento sustentável, à implementação de políticas públicas e à definição de políticas de Ciência e Tecnologia e de Inovação Tecnológica.

O IG é uma das instituições do país que possui espectro mais abrangente de atuação em Geociências, com aplicação ampla e diversificada para diferentes finalidades. Possui um corpo técnico altamente capacitado e qualificado para desenvolver as atribuições institucionais, e com capacidade de atuação em diversas áreas, tais como Geologia Geral, Paleontologia, Hidrogeologia, Geologia de Engenharia e Ambiental, Recursos Minerais, Geomorfologia, Dinâmica de Uso do Solo, Climatologia, Geoprocessamento e Monumentos Geológicos.

Da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente