Instituto Geológico comemora 130 anos

Um dos órgãos de pesquisa mais antigos do Estado de São Paulo, o IG fornece subsídios técnicos e científicos ao poder público e à sociedade

seg, 26/09/2016 - 20h09 | Do Portal do Governo

Um dos órgãos de pesquisa mais antigos do Estado de São Paulo, o Instituto Geológico comemorou 130 anos nesta segunda-feira, 26 de setembro. Originário da “Comissão Geográphica e Geológica da Província de São Paulo (CGG)”, criada em 1886, o IG se tornou vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a partir de 1987.

Reconhecido como um centro de referência em Geociências, o órgão fornece subsídios técnicos e científicos ao poder público e à sociedade, visando ao uso racional, conservação e proteção dos recursos naturais, ordenamento territorial, mitigação de problemas ambientais,  formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

O IG, conhecido pela população por causa de sua atuação em casos de escorregamentos, inundações, tempestades, raios e erosão do solo, integra o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos desde a criação, em 2011.

A atuação da instituição se estende ainda pelas áreas de Geologia Geral, Paleontologia, Hidrogeologia, Geologia de Engenharia e Ambiental, Recursos Minerais, Geomorfologia, Dinâmica de Uso do Solo, Climatologia, Geoprocessamento e Monumentos Geológicos.

Em 2010, foi criado o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico, que reúne os principais documentos e estudos geocientíficos realizados entre 1886 e 1975, com o objetivo de identificar, organizar, descrever, preservar e divulgar o acesso a esse material que norteou a ocupação do solo no Estado de São Paulo.

Mugeo

Data também da época da Comissão Geográfica e Geológica parte do acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, o Mugeo, criado em 1967. O Mugeo oferece ao público, às escolas e às instituições educativas, oficinas monitoradas de sensibilização, desenvolvidas com base em uma coleção didática de rochas, minerais e fósseis, e em uma exposição de temas ligados às geociências e à questão ambiental.

Interação

As oficinas consistem no manuseio dos materiais e procuram transmitir informações por meio dos canais sensoriais: visão, tato, olfato, audição e paladar. A partir daí, são desenvolvidos conceitos sobre: rochas e minerais e sua utilização na vida cotidiana; água (poluição/contaminação); lixo e depredação ambiental (recursos não-renováveis); fósseis e extinção, evolução e preservação; cadeia alimentar e a relação do ser humano com o meio ambiente.

Serviço

Museu Geológico Valdemar Lefèvre (Mugeo)

Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3872-6358

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita, exceto para grupos monitorados

As oficinas são realizadas de terça a sábado, em quatro sessões, às 9h30, 10h30, 14h e 15h30, para turmas de até 35 alunos. Para agendar, os interessados devem entrar em contato com o Mugeo.

Da Secretaria do Meio Ambiente