Instituto Emílio Ribas realiza mutirão de nutrição

Pacientes ambulatoriais passarão por triagem para avaliação de risco nutricional e cardiovascular

seg, 29/04/2013 - 12h15 | Do Portal do Governo

O Instituto de infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, realiza até o final do mês de maio o mutirão “Nutrição sem Complicação”, onde todos os pacientes ambulatoriais poderão passar por triagem nutricional. O objetivo é avaliar se o paciente possui algum risco nutricional, além de avaliar risco cardiovascular, por meio do Escore de Framingham. Os pacientes que apresentarem algum problema durante a triagem serão encaminhados para consulta com nutricionista do Instituto.

A busca ativa de pacientes será feita pela equipe de Nutrição do Hospital, que convidará as pessoas que estiverem no ambulatório para medir o Índice de Massa Corpórea (IMC) e fazer avaliação de risco cardiovascular.

“A iniciativa é uma maneira de prevenirmos problemas nutricionais futuros, pois muitas medicações afetam o sistema nutricional do paciente causando intercorrências que podem ser evitadas”, explica Andrea Zumbini, diretora de Nutrição do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O mutirão “Nutrição sem Complicação” será realizado como projeto piloto durante o mês de maio. Quando o paciente apresentar alguma irregularidade durante a triagem, será agendada consulta para acompanhamento com um especialista da área de nutrição.

Segundo Andrea, geralmente os pacientes procuram ajuda do setor de nutrição quando já apresentam algum problema grave e o intuito do mutirão é evitar que isso aconteça. Cerca de 1 mil folders informativos serão distribuídos para orientar os pacientes sobre uma alimentação equilibrada e saudável.

Da Secretaria da Saúde