Instituto de Pesca promove Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado

Quinta edição do encontro acontece de 19 a 21 de junho em Santos

sáb, 26/05/2012 - 14h53 | Do Portal do Governo

De 19 a 21 de junho de 2012, das 8h30 às 18h30, o Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca e a UniSantos (Universidade Católica de Santos) promovem o V SIMCOPE (Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado), coordenado pelo Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca.

A quinta edição do SIMCOPE abordará aspectos relacionados à disponibilidade, ao acesso e à inocuidade do pescado e seu aproveitamento integral. As palestras e discussões programadas estão relacionadas a três eixos temáticos: inovação tecnológica, segurança alimentar e políticas públicas.

Paralelamente ao Simpósio, ocorrerão os seguintes eventos:

1) “IV Encontro de Tecnólogos de Pescado”, direcionado a profissionais das diversas áreas envolvidas em ciência e tecnologia do pescado;

2) “II Workshop Empresarial”, destinado a atender à demanda de informações referentes a pacotes tecnológicos para a indústria, abordará aspectos da produção, segurança alimentar, viabilidade econômica da carne mecanicamente separada do pescado e linhas de financiamento de pesquisa para a indústria;

3) “I Encontro da Pesquisa, Inspeção, Vigilância Sanitária e Extensão”: nesta primeira edição, o encontro discutirá a inclusão do pescado na alimentação escolar, abordando aspectos sanitários, segurança de consumo e logística com representantes dos Serviços de Vigilância Municipal, Estadual e Federal e das Secretarias de Saúde e Educação;

4) “I Encontro da Rede QUALIPESCADO”: essa rede faz parte de um projeto do Instituto de Pesca iniciado em 2009 com algumas instituições de pesquisa, tendo como objetivos realizar estudos colaborativos de métodos analíticos tradicionalmente utilizados no controle da qualidade do pescado, bem como a uniformização das metodologias utilizadas regularmente na pesquisa.

Haverá também o desenvolvimento de três minicursos: “Procedimentos de detecção de parasitas zoonóticos do pescado”, “Treinamento em Quality Index Method – QIM” e “Curtimento de pele de pescado”. E mais: uma “Oficina Gastronômica”, apresentando pratos elaborados com carne mecanicamente separada (CMS) de pescado, durante o “Concurso Gastronômico da UniSantos”.

O SIMCOPE é destinado a veterinários, engenheiros de alimentos, nutricionistas, zootecnistas, biólogos, oceanógrafos, profissionais da área de controle de qualidade e processamento industrial, fiscais da vigilância sanitária, pesquisadores e estudantes. Ele acontecerá na UniSantos, na cidade de Santos (SP). Para outras informações, acesse http://www.simcope.com.br.

Do Instituto de Pesca