Instituto de Pesca promove o V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado

Profissionais e interessados da cadeia produtiva de pescados estarão reunidos em Santos a partir desta terça

seg, 18/06/2012 - 20h15 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 19, profissionais e interessados da cadeia produtiva de pescados estarão reunidos em Santos para discutir temas importantes para o setor, como segurança alimentar e políticas públicas. O V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE) será realizado até quinta-feira, 21 de junho, no prédio da Universidade Católica de Santos, UniSantos. Coordenado pelo Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o evento é promovido pelo Centro do Pescado Marinho do IP e pela UniSantos.

A quinta edição do SIMCOPE irá abordar aspectos relacionados à disponibilidade, ao acesso e inocuidade do pescado e seu aproveitamento integral. As palestras e discussões programadas estão relacionadas com os temas inovação tecnológica, segurança alimentar e políticas públicas.

Paralelamente ao simpósio estão previstos também outros encontros, entre eles o “IV Encontro de Tecnólogos de Pescado”, destinado aos profissionais das diversas áreas envolvidas em ciência e tecnologia do pescado. Outro evento é o “II Workshop Empresarial”, que visa atender à demanda de informações referentes a pacotes tecnológicos para a indústria e abordar aspectos da produção, segurança alimentar, viabilidade econômica da carne mecanicamente separada do pescado e linhas de financiamento de pesquisa para a indústria.

O “I Encontro da Pesquisa, Inspeção, Vigilância Sanitária e Extensão” discutirá a inclusão do pescado na alimentação escolar, abordando aspectos sanitários, segurança de consumo e logística com representantes dos Serviços de Vigilância Municipal, Estadual e Federal e das Secretarias de Saúde e Educação.

Também está previsto o “I Encontro da Rede Qualipescado”. A Rede Qualipescado faz parte de um projeto do Instituto de Pesca, iniciado em 2009 com algumas instituições de pesquisa. O objetivo da rede é realizar estudos colaborativos de métodos analíticos tradicionalmente utilizados no controle da qualidade do pescado, bem como a uniformização das metodologias utilizadas regularmente na pesquisa.

Haverá ainda a realização de três minicursos: “Procedimentos de detecção de parasitas zoonóticos do pescado”; “Treinamento em Quality Index Method – QIM”; e “Curtimento de pele de pescado”. Outra atração será a “Oficina Gastronômica”, que vai apresentar pratos elaborados com carne mecanicamente separada (CMS) de pescado, durante o “Concurso Gastronômico da UniSantos”.

O SIMCOPE é destinado a veterinários, engenheiros de alimentos, nutricionistas, zootecnistas, biólogos, oceanógrafos, profissionais da área de controle de qualidade e processamento industrial, fiscais da vigilância sanitária, pesquisadores e estudantes. O simpósio é patrocinado por MGS Foods; ECOMAR Indústria de Pesca S/A; DAMM Produtos Alimentícios e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos (ANFACO), do Portal do Peixe e do INFOPESCA.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.simcope.com.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento