Instituto de Botânica promove a 19ª Reunião Anual

Entre os dias 26 e 30 de novembro, a sede da instituição abrigará mini-cursos, palestras, apresentação de painéis científicos, lançamentos e inaugurações

seg, 26/11/2012 - 9h12 | Do Portal do Governo

“JB+20: patrimônio ambiental de São Paulo”, uma referência aos 20 anos da reabertura do Jardim Botânico de São Paulo ao público, é o tema escolhido para a 19ª Reunião Anual do Instituto de Botânica (RAIBt), que será realizada entre os dias 26 e 30 de novembro, na sede da instituição.

Na agenda, mini-cursos, palestras, apresentação de painéis científicos, lançamentos e inaugurações, frutos de ações institucionais ao longo do ano.

Haverá inauguração da Exposição Permanente sobre o Cerrado, um bioma muito representativo do Estado de São Paulo. Com recursos de compensação ambiental, o Instituto de Botânica (IBt), com a colaboração do Instituto Sangari, uma entidade com a missão de disseminação da cultura científica no país, está reformando e readequando uma das estufas históricas do Jardim Botânico de São Paulo.

A exposição é composta por elementos interativos sobre os principais pontos do cerrado (fisionomias, clima, localização, fauna, flora, etc), de forma que os visitantes, de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, possam aprender sobre o bioma de maneira lúdica e interativa.

Ainda compõem a exposição, elementos naturais, basicamente vegetais de diferentes estratos, representativos do cerrado, oriundos principalmente da Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu, uma Unidade de Conservação administrada pelo IBt. Neste ponto, a exposição foi trabalhada nos seus mínimos detalhes e com o apoio de várias instituições do Sistema Ambiental Paulista, como a Fundação Parque Zoológico e Instituto Florestal.

Além da reinauguração da estufa, outro espaço que será reaberto ao público é o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues. Após reforma de toda a estrutura elétrica e de iluminação do espaço que, somados à contrapartida institucional, através da implantação de totem interativo e mudança nos painéis de cada uma das salas, o espaço ficou mais rico em informações, que foram dispostas de maneira mais acessível e interessante ao visitante.

Os espaços estarão abertos ao público a partir de 30 de novembro, no final da manhã, como parte da programação de encerramento da 19ªRAIBt.

Confira a programação completa da reunião.

Serviço

Evento: 19ª Reunião Anual do Instituto de Botânica (RAIBt)

Data: 26 a 30 de novembro de 2012

Horário: dias 26 e 27, das 9h às 14h, e dias 28, 29 e 30, das 9h às 16h.

Local: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – São Paulo/SP

Mais informações: (11) 5067-6008

Da Secretaria do Meio Ambiente