Instituto Butantan tem programação especial na última semana das férias escolares

De 20 a 25 de janeiro acontecem oficinas educativas, atividades multissensoriais e contações de história

seg, 19/01/2015 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, contará com uma programação cultural especial para a última semana de férias escolares. As atividades são gratuitas e acontecem entre 20 e 25 de janeiro (confira abaixo a programação completa).

As atividades educativas buscam estimular a curiosidade das crianças sobre o universo científico. Por meio de ações interativas, os visitantes poderão conhecer, por exemplo, como funciona um laboratório, como trabalha um biólogo e como é extraído o veneno de uma serpente.

Uma das atividades que acontecerá diariamente, às 11h, será o “Cobras Voadoras”. Os visitantes poderão explorar os movimentos das serpentes por meio de malabares e confeccionar acessórios para simular os movimentos.

Já na atividade “Pesquisador por um dia”, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o trabalho de campo de um profissional do Instituto. O público entenderá como os animais são encontrados dentro de uma região de floresta e quais são as metodologias de coleta utilizadas por eles. Na atividade “Do veneno ao Soro”, as crianças acompanharão como é feita uma extração de veneno de uma serpente e como ele se transforma em um soro.

Haverá ainda durante todos os dias atividades de leitura em família, das 10 às 16h, com temas relacionados às diferentes áreas de pesquisa do Instituto Butantan. As crianças poderão vestir-se de cientista, utilizando roupas e acessórios inspirados em pesquisadores, e divertir-se com jogos.

No dia 25 de janeiro, feriado do aniversário de São Paulo, será oferecida uma caminhada histórica pelo Instituto. Os monitores farão um tour por todo o parque contando um pouco dos mais de 100 anos da instituição e as contribuições e relações com a história da cidade.

As atividades acontecem no Centro de Difusão Científica, são gratuitas e possuem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas 30 minutos antes da atividade. O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, na zona oeste da capital. Mais informações podem ser obtidas no site www.butantan.gov.br.

Programação completa – 20 a 25 de janeiro

10h às 16h – Atividades Livres
10h às 11h – Do veneno ao soro: conhecendo as serpentes do Butantan
11h às 12h30 – Cobras voadoras: oficinas e cortejos
12h30 às 13h30 – Caminhada Histórica (apenas no dia 25 de janeiro)
13h30 às 15h – A Descoberta de Carlos Chagas: do campo ao laboratório
15h30 às 16h30 – Pesquisador por um dia: expedições

Da Secretaria da Saúde