Instituto Butantan promove atividades sobre cultura indígena e ciência

A programação no Butantan acontece até o dia 27 de setembro e faz parte da Primavera dos Museus, uma ação do Ibram

sex, 25/09/2015 - 10h17 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, participa, até o dia 27 de setembro, da 9ª edição da Primavera dos Museus. Uma programação cultural especial reúne exposições, atividades educativas, jogos e contação de história.

Com o tema “Museu e Memórias Indígenas”, as ações promovidas pelo Butantan relacionarão a cultura indígena à ciência. As iniciativas têm como objetivo apresentar lendas, práticas medicinais e os resultados do relacionamento da população indígena na Amazônia com pesquisadores da instituição.

No Centro de Difusão Científica, o Museu Histórico apresentará no dia 26, às 11h, as “Histórias da Cobra Grande”. A partir de brincadeiras interativas, o público participará da narrativa da história sobre uma cobra misteriosa que pelo poder da vida se transformou em luz e fumaça. Já às 14h30, o Museu de Microbiologia irá abordar os mitos e verdades da planta aloe vera, popularmente conhecida como babosa. A atividade também irá retratar o conhecimento dos tapebas do Ceará em estudos antimicrobianos.

No Museu Biológico, será inaugurada, no dia 27, uma exposição de aranhas caranguejeiras. A mostra trará informações sobre os hábitos de vida, anatomia, lendas e costumes do animal em diversas culturas.

Os museus Biológico, Histórico e de Microbiologia estão localizados no parque do Instituto, na avenida Vital Brasil, 1.500, na zona oeste da capital. A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o projeto tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação com a sociedade.

Da Secretaria da Saúde