Inscrições para vestibulinho das Etecs começam na próxima sexta

Processo seletivo para o segundo semestre de 2012 oferecerá 63.678 vagas para o Ensino Técnico

qua, 25/04/2012 - 16h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 25 de abril, que a partir da próxima sexta-feira estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012, que oferecerá 63.678 vagas para o Ensino Técnico. Este número representa um crescimento de 2.818 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (60.860). As inscrições se encerram no dia 17 de maio e o exame será no dia 17 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 54.280 são destinadas às 197 Etecs e 87 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.365 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 61 turmas de 37 Etecs.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital, serão oferecidas 7.863 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.535 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

O Vestibulinho para o próximo semestre vai oferecer 79 cursos técnicos. Desse total, três são inéditos:

– Finanças, nas Etecs Prof. Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá (40 vagas à tarde) e Dra. Maria Augusta Saraiva, da capital (40 vagas à tarde e 40 à noite); na classe descentralizada de Jandira (40 à tarde e 40 à noite); em escolas estaduais, localizadas nos municípios de Lins : EE Fernando Costa (40 vagas à noite) e São Paulo: EE Ministro Costa Manso e EE Stefan Zweig (ambas com 40 vagas à noite); e em 2 CEUs, também na capital, à noite: Caminho do Mar (30 vagas) e Lajeado (35 vagas);

– Legislativo, na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva, da capital (40 vagas de manhã);

– Portos, em Santos, na classe descentralizada da Etec Dona Escolástica Rosa (35 vagas, à tarde).

Para se inscrever a um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Novidades

Uma das novidades do processo seletivo deste semestre é que no ato da inscrição o candidato poderá colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual se inscreveu.

Outra novidade é que candidato que já concluiu o Ensino Médio, tenha experiência profissional na área e interesse em obter certificação de competência para fins de continuidade de estudo, poderá se inscrever para vagas remanescentes do 2º módulo de 13 cursos técnicos – Administração, Alimentos, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Química e Secretariado.

As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 27 de abril a 17 de maio (no último dia, o prazo termina às 15 horas). O Manual do Candidato estará disponível para download neste site.

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida -, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do Centro Paula Souza