Inscrições para o vestibulinho das Etecs terminam nesta quinta

O exame acontece no dia 2 de dezembro; são mais de 89 mil vagas para os ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio

ter, 23/10/2012 - 9h04 | Do Portal do Governo

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2013 vão até as 15 horas desta quinta-feira, dia 25. O exame será no dia 2 de dezembro. Entre os 117 cursos técnicos oferecidos, dois são inéditos: Biotecnologia, em Campinas, e Esportes e Atividade Física, em São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Ao todo, as mais de 89 mil vagas se destinam aos ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio. Para o Ensino Médio, são 13.837 vagas. Para o Ensino Técnico, estão disponíveis 63.062 vagas, das quais 60.595 são para as 209 Etecs e 31 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). As outras 2.467 vagas serão abertas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

Do total de vagas no Ensino Técnico, 10.280 são destinadas ao convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. O número inclui 8.683 vagas para cursos técnicos em 136 escolas estaduais de 80 municípios e 1.525 para os 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Rede Ensino Médio Técnico

Por meio do Programa Rede, outra parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. São 12.255 vagas para essa modalidade, o que representa um crescimento de 4.633 vagas (60%) em relação ao 1º semestre de 2012 (7.622). Desse total, 2.452 são oferecidas na rede estadual de duas maneiras. O aluno terá:

– aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
– aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

Certificação por competências

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para nove cursos técnicos: Administração, Alimentos, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística e Mecânica.

Para se inscrever os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, o que será verificado por uma prova com questões de múltipla escolha (realizada na mesma data do Vestibulinho).

Novidades

Além dos novos cursos de Biotecnologia e Esportes e Atividades Física, outra novidade do atual processo seletivo é a oferta na modalidade integrada ao Médio dos cursos técnicos de Comunicação Visual (Americana, Leme e São Paulo), Eventos (Atibaia), Florestas (São Manoel) e Modelagem do Vestuário (São Paulo).

Quatro cursos tiveram nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC):

– Cuidador de Idosos para Cuidados de Idosos
– Gestão Pública para Gestão de Políticas Públicas
– Museu para Museologia
– Tecelagem para Têxtil

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 25 de outubro. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também está disponível para download no site.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Mais informações pelos telefones: (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Do Centro Paula Souza