Inscrições para o Vestibulinho das Etecs começam no dia 6 de outubro

O exame será no dia 13 de dezembro; são 81.950 vagas, distribuídas entre os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica

sex, 02/10/2015 - 20h13 | Do Portal do Governo

Começam no dia 6 de outubro e terminam em 10 de novembro as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2016, exclusivamente pela internet. No último dia, a inscrição termina às 15 horas. O Vestibulinho oferece 81.950 vagas, distribuídas entre os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica. O exame será no dia 13 de dezembro.

Entre as novidades deste processo seletivo estão os cursos de Cozinha e Logística na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cozinha será oferecido nas unidades Santa Ifigênia (Capital) e Benedito Storani (Jundiaí). Logística, na Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba.

Três cursos técnicos – Administração, Comércio e Secretariado – são oferecidos na modalidade on-line. A novidade é que a Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, passa a ser um polo de educação a distância (EaD). Há mais 26 polos no Estado.

Em todo o Estado, são oferecidas 6.503 vagas para o Ensino Médio, 22.211 para o Ensino Técnico integrado ao Médio e 52.946 vagas para cursos técnicos em 218 Etecs e em 196 classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec. Deste total, 2.575 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.

Programa Vence

Por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. As 1.606 vagas para essa modalidade serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

– O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou

– Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

Especialização de nível médio

Neste Vestibulinho, 290 vagas são destinadas aos cinco cursos de especialização técnica. Um deles é inédito: Logística Reversa. Os demais são Automação Predial, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Certificação de Competência

O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para nove cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Informática, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site, até as 15 horas do dia 10 de novembro. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. É imprescindível ler o Manual do Candidato, integralmente e atentamente, antes de fazer a inscrição, para ter conhecimento de todos as regras e evitar desclassificação do processo seletivo.

Do Centro Paula Souza