Inscrições para o vestibular das Fatecs começam nesta terça-feira

São 13.105 vagas distribuídas entre 59 unidades, que oferecem 67 cursos gratuitos de graduação tecnológica

seg, 07/10/2013 - 17h22 | Do Portal do Governo

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2014 estarão abertas a partir desta terça-feira, 8 de outubro, até o dia 7 de novembro. O exame será no dia 8 de dezembro.

São 13.105 vagas distribuídas entre as 59 unidades que oferecem 67 cursos gratuitos de graduação tecnológica, representando um crescimento de 790 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (12.315).

Novidades

– As futuras Fatecs de Cotia, São Carlos e Sebrae, na capital, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160, 40 e 70 vagas, respectivamente.

– Do total de 67 cursos de graduação tecnológica oferecidos, dois são inéditos:

Gestão de Negócios e Inovação, na Fatec Sebrae ( Campos Elíseos, Capital), 70 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite;

Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, na Fatec Itaquera (também na Capital), 80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite.

– Oito Fatecs vão ampliar o número de cursos oferecidos:

Fatec Bauru – Automação Industrial (40 vagas de manhã);
Fatec Botucatu – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã);
Fatec Catanduva – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas à noite);
Fatec Itapetininga – Gestão da Produção Industrial (40 vagas à noite);
Fatec Itu – Eventos (40 vagas à tarde);
Fatec Lins – Gestão da Produção Industrial (40 vagas de manhã);
Fatec São Bernardo do Campo – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à noite) e Gestão de Recursos Humanos (40 vagas de manhã);
Fatec Taubaté – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à noite).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

No período de 8 de outubro a 7 de novembro, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do vestibular. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever, é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em 1ª opção e colocar como 2ª opção: o mesmo curso de 1ª opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de 1ª opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará no site, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

O candidato com deficiências, que precise de condições especiais para fazer a prova, deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico.

Quem pediu isenção e redução da taxa de inscrição poderá conferir o resultado da solicitação no site do Vestibular no dia 30 de outubro. A partir desta data, deve fazer sua inscrição.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site para download gratuito.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em 276 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362 / 3363