Inscrições para o Parlamento Jovem Paulista podem ser feitas até o dia 24

Podem participar alunos do Ensino Fundamental, de 6º a 9º ano, de escolas públicas ou particulares; os autores dos melhores trabalhos participarão de uma sessão parlamentar em novembro

qui, 20/09/2012 - 16h08 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Podem se inscrever, até a próxima segunda-feira, 24, alunos que frequentem regularmente as aulas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas ou particulares. Os autores dos 94 melhores trabalhos participarão de uma sessão parlamentar nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (www.al.sp.gov.br).

O tema do projeto é livre. Os alunos terão de escolher um partido para elaborar seus projetos de lei e se inscrever. São 12 opções de partidos: Agricultura, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Cultura, Habitação, Natureza, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. Os trabalhos precisam ser relevantes e impactar positivamente na sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar.

Em 2010, 60 estudantes da rede estadual tiveram seus projetos escolhidos. O aluno Otávio Marangoni, da Escola Estadual 9 de Julho, localizada no município de Dracena (634 km de SP), foi um dos selecionados com o projeto de lei que visava tornar a equoterapia uma disciplina curricular nas escolas públicas. “Sempre fui ligado aos esportes e aos animais e entendi que poderia ser uma oportunidade de expressar minha vontade, além de conhecer a rotina de um deputado e entender qual sua função na sociedade”, conta.

Autora de um projeto de lei que visava implantar torneiras econômicas nas escolas para evitar o desperdício de água, Thamires de Moura Santos, aluna da Escola Estadual Professor Aggêo Pereira do Amaral, situada em Sorocaba (99 km de SP), também participou da sessão parlamentar voltada aos estudantes em 2010. “Ter participado do programa mudou minha opinião sobre política, gostei muito. Os jovens fazem parte da política e precisam se interessar sobre o assunto”, diz a aluna, que pretende seguir carreira na área do direito.

Os estudantes interessados devem preencher uma ficha de inscrição, elaborar o projeto de lei, seguindo o formato prefixado no manual, e entregar o trabalho à direção da escola que frequenta. As informações estão disponíveis no endereço www.al.sp.gov.br.

Uma Comissão Especial examinará os projetos e selecionará os 94 melhores trabalhos de todo o Estado. Os nomes dos deputados jovens serão divulgados no dia 22 de outubro. Todas as escolas e estudantes selecionados receberão um comunicado da Assembleia Legislativa.

Da Secretaria da Educação