Inscrições abertas para a InterFatecs 2016

Alunos da área de Informática das Fatecs podem se inscrever até o dia 1º de maio na 5ª edição da Maratona de Programação

sex, 08/04/2016 - 18h10 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo vai sediar a 5ª edição da Maratona de Programação InterFatecs. Essa é a primeira vez que a competição será realizada na Capital. Estudantes matriculados em cursos superiores de tecnologia da área de Informática das Fatecs podem se inscrever até dia 1º de maio pela internet.

O calendário das provas já está definido. A fase on-line está programada para o dia 21 de maio. Nesta data, as equipes farão as provas nas Fatecs onde estudam. A etapa presencial ocorre no dia 20 de agosto na Fatec São Paulo.

A competição é disputada por equipes de estudantes que devem estar matriculados regularmente na mesma Fatec. O curso que frequentam pode ser diferente. Também é necessário ter conhecimentos em programação.

Inspirada na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a iniciativa visa estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Além disso, busca aperfeiçoar a técnica dos estudantes em projetos com algoritmos.

Outras competições

“Um dado que chama atenção é que muitos alunos que passam pela maratona participam posteriormente de outras competições semelhantes, como os Hackatons”, aponta a coordenadora da InterFatecs, Grace Borges. A professora, que integra o Departamento de Tecnologia da Informação da Fatec São Paulo, refere-se à palavra inglesa hackaton, usada para designar eventos que reúnem programadores, designers e profissionais que desenvolvem softwares. O desempenho dos estudantes nesses desafios pode garantir uma vaga no mercado de trabalho. “As empresas veem com bons olhos estudantes que ingressam nessas competições”, enfatiza Grace.

Edições anteriores

Em 2015, a InterFatecs foi realizada na Fatec Cruzeiro, com a participação de mais de 700 alunos de 30 Fatecs, distribuídos em 221 equipes. A 3ª edição, em 2014, em São José dos Campos, reuniu 516 estudantes de 27 unidades em 148 equipes. Em 2013, a segunda InterFatecs, sediada pela Fatec Mogi das Cruzes, teve participação de 29 Fatecs, 163 equipes e 551 alunos. A primeira edição da maratona, realizada na Fatec Sorocaba, em 2012, reuniu 19 unidades, 425 alunos e 120 equipes.

Do Centro Paula Souza