Iniciativas para desenvolvimento do agronegócio são apresentadas pelo secretário em Mogi Mirim

O governo do Estado de São Paulo está trabalhando para diminuir os entraves enfrentados pelo setor agropecuário e criar novas tecnologias para a produção, por meio de pesquisas desenvolvidas pelos […]

qui, 30/07/2015 - 12h13 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo está trabalhando para diminuir os entraves enfrentados pelo setor agropecuário e criar novas tecnologias para a produção, por meio de pesquisas desenvolvidas pelos Institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi nesse tom que o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, deu início à comemoração do “Dia do Agricultor”, em Mogi Mirim, no dia 27 de julho. Organizado pelo Sindicato Rural de Mogi Mirim, pelo Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi Mirim (EDR), além de outros parceiros, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas entre agricultores, autoridades locais e da região e colaboradores da Pasta e do Sindicato Rural. A palestra foi seguida de um jantar de confraternização, a Orquestra Mojimiriana de Viola Caipira como atração musical.

A programação comemorativa ao “Dia do Agricultor” começou no domingo (26), com a missa celebrada pelo pároco Padre Chales Peron, abençoando sementes e mudas de árvores nativas.

Arnaldo Jardim apresentou as principais linhas de crédito oferecidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), e enfatizou a diversificação das atividades como alternativas para atenuar os efeitos da crise econômica atual. Também destacou os incentivos do Governo do Estado, como o Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, para agregar valor à produção, gerando assim emprego e renda ao agricultor familiar.

O secretário lembrou ainda a importância do preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para adequação das normas do Programa de Regularização Ambiental (PRA), para proteção e recomposição de matas ciliares e áreas de preservação permanentes (APPs). Ele ressaltou a necessidade de capacitar e orientar os produtores rurais para a prática de rotação de culturas, além da importância de levar ao campo tecnologias de manejo e ampliar o conhecimento do agricultor na utilização racional do solo.

Carlos Antonio Pereira, gerente do Sindicato, destacou as iniciativas desenvolvidas em conjunto com o Escritório regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) para estimular o crescimento agropecuário da região, além da integração entre os órgãos da Secretaria no apoio ao agricultor familiar.

Ele ressaltou ainda que a presença do secretário na cidade é um estimulo as entidades de apoio ao agricultor a continuarem se empenhando nas atividades, e colaborarando com desenvolvimento econômico e social de Mogi Mirim.
Participaram do encontro o prefeito de Mogi Mirim, Luiz Gustavo Stupp; o vice-prefeito, Luiz Rossi Jr.; o prefeito de Itapira, Jose Natalino Paganini; representando o presidente do Sindicato Rural de Mogi Mirim, José Luiz Amaedo Campos, o gerente do Sindicato, Carlos Antonio Pereira; o coordenador da Cati, José Carlos Rossetti; os diretores dos Escritórios de Desenvolvimento e de Desefa Agropecuaria de Mogi Mirim, Roberto Ribeiro Machado e Luiz Silvestre; o presidente do Conselho Muncicipal de Desenvolvimento Rural de Mogi Mirim, Evanilton Vicensotti; o pároco Charles Perón; o prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy; representando o prefeito de Conchal, Claudemir Viganó; o secretário Municipal de Agricultura de Mogi Mirim, Valdir Biazotto; o vereador de Mogi Mirim, Jorge Setoguchi; o vereador de Mogi Mirim, Manoel Palomino; o presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, João Gonçalves, o João Carteiro; representando s Senar, Luiz Antonio Amoedo; reitor da Unifeob, João Otávio Bastos Junqueira; entre outras autoridades.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo