Infosiga SP contabiliza 293 mortes a menos no trânsito de SP entre janeiro e outubro

Ferramenta também registrou queda de 9% nos óbitos em outubro de 2016 se comparado ao mesmo mês de 2015 em todo o Estado

seg, 21/11/2016 - 12h11 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do seu programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, acaba de divulgar as estatísticas referentes aos acidentes e óbitos no trânsito do mês de outubro.

Segundo a ferramenta técnica Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), lançada em 2016 para contabilizar os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas, houve uma queda de 6% em relação às mortes registradas em todo o Estado de São Paulo no acumulado de janeiro a outubro 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso representa 293 vidas salvas, resultado que contribui para atingir a meta global da ONU voltada à segurança viária.

Os dados são ainda mais animadores quando comparado outubro de 2016 com o mesmo mês do ano passado, ocasião que registra diminuição de 9% no número de mortes provenientes de acidentes de trânsito.

Com relação aos acidentes com vítimas, houve queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Foram 161.334 ocorrências em 2016 contra 206.142 registradas no mesmo período de 2015, representando 44.808 acidentes a menos.

80% dos óbitos decorrentes de acidentes em outubro 2016 eram de homens, sendo que 15% estavam na faixa etária de 18 a 24 anos. As colisões representaram 35% desses acidentes, seguidas dos atropelamentos (25%). 33% dos falecidos estavam em motocicletas, 28% em automóveis e 25% eram pedestres.

O Infosiga SP é divulgado mensalmente, todo dia 19, e os óbitos são classificados por tipo da vítima (pedestre, motociclista, motorista, ciclista, entres outros), perfil da vítima (gênero, idade e sexo) e o tipo de acidente (colisão, atropelamento, choque e outros). A publicação refere-se sempre ao mês anterior e está disponível no site www.infosiga.sp.gov.br.

Clique aqui para mais informações sobre a metodologia da ferramenta,

Um dos destaques que vêm contribuindo para essa redução de acidentes e óbitos no trânsito no Estado de São Paulo é o trabalho realizado nos 15 municípios conveniados, onde foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestrutura, campanhas educativas no trânsito e fiscalização, dentre outras ações. Considerando apenas essas cidades, houve queda de 14,3% no número de óbitos, o que representa um total de 71 mortes a menos de um ano para o outro.

Convênios com municípios

Em fevereiro de 2016, O governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil).

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O Comitê é composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; Setores de Engenharia de Tráfego; Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; Concessionárias/DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de possíveis causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.

Recentemente, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi vencedor da categoria Mídia Consciente (setor público) no Prêmio PARAR, realizado pelo Instituto PARAR. O prêmio tem como objetivo reconhecer as melhores campanhas criadas pelo setor público e privado sobre educação no trânsito.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
(11) 2193-6811