INFOSIGA SP anuncia queda de 5% no número de óbitos no trânsito e 22% nos acidentes com vítimas em SP

246 vidas foram salvas em todo o Estado nos primeiros nove meses de 2016 se comparado ao mesmo período de 2015

qua, 19/10/2016 - 12h44 | Do Portal do Governo

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulga, nesta quarta-feira, 19, por meio do INFOSIGA SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a diminuição de 5% no número de óbitos provenientes de acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 (Jan a Set de 2016 x Jan a Set de 2015), o que representa um total de 246 vidas salvas. O mês de setembro, em comparação ao mesmo mês do ano passado, teve redução de 4%, com a preservação de 20 vidas, e teve redução de 9% em relação ao mês anterior (Ago/16), com 44 óbitos a menos.

Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Foram 144.084 ocorrências em 2016 contra 185.314 registradas no mesmo período de 2015.

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em setembro de 2016, 82% eram pessoas do sexo masculino, 26% eram jovens de 18 a 29 anos, 40% foram provocados por colisões e 26% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram motociclistas (34%) e pedestres (26%).

O INFOSIGA SP é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado, podendo auxiliar na elaboração de políticas públicas nas cidades. As estatísticas são divulgadas no dia 19 de cada mês e as mortes são classificadas por tipo da vítima (pedestre, motociclista, motorista e ciclista), perfil da vítima (gênero, idade e sexo) e o tipo de acidente (colisão, atropelamento e choque). A publicação refere-se sempre ao mês anterior e está disponível por meio do site www.infosiga.sp.gov.br.

Saiba mais sobre a metodologia do INFOSIGA SP

Um dos destaques que vem contribuindo para essa redução de acidentes e óbitos no trânsito no Estado de São Paulo é o trabalho realizado em 15 municípios conveniados, onde foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestrutura, campanhas educativas no trânsito e fiscalização, entre outras ações. Considerando apenas essas cidades, houve uma queda de 16% no número de óbitos, o que representa um total de 70 mortes a menos de um ano para o outro. Na comparação de 2016 com o mesmo mês do ano passado, registrou-se uma diminuição de 18% no número de mortes.

Convênios com municípios

Em fevereiro de 2016, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil).

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O Comitê é composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; unidades de saúde/hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; Concessionárias/DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de possíveis causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP) e com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
segurancanotransito@sp.gov.br
(11) 2193-6895 / 6811