Influenza Aviária: Secretaria de Agricultura promove seminário em Votuporanga

No encontro, serão discutidos os riscos de introdução e disseminação do vírus na avicultura do Estado

ter, 09/06/2015 - 20h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participa nesta quinta-feira, 11, do Seminário de atualização sobre Influenza Aviária, que será realizado às 15 horas, na Câmara Municipal de Votuporanga, para discutir os riscos de introdução e disseminação do vírus na avicultura do Estado.

Será realizada uma palestra sobre o Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária, pelo médico veterinário Fernando Gomes Buchala, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. O trabalho se torna ainda mais importante em função da avicultura (corte e postura) ser a terceira atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana de açúcar e da carne bovina. Nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de aves já foram atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos, que triplicou, e da carne de frango.

O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e faz parte de uma série de quatro seminários para discussão do tema devido às recentes ocorrências de influenza aviária no plantel avícola em países do continente americano e asiático e os riscos de introdução e disseminação na avicultura do Estado de São Paulo.

Participam do evento profissionais da área, pesquisadores, produtores e representantes do setor dos municípios que compõem os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Votuporanga, Jales, Fernandópolis, General Salgado, São José do Rio Preto e Catanduva.

Números

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo liderou a produção de ovos em 2014, com 851,3 milhões de dúzias, cerca de 30% do total nacional, sendo que a cidade de Bastos é a maior produtora do Estado e do Brasil – Responde por 40% da produção estadual e por 15% da produção nacional; São Paulo exportou 308,5 mil toneladas de carne de frango em 2014, quantidade 7,3% maior que a do ano anterior, com valores de US$ 556,4 milhões, superior em 5,45%, em relação a 2013; e o maior exportador nacional de material genético (ovos férteis de galinha).

Estão cadastrados no Estado (dados do Gedave): 3.095 estabelecimentos de frangos de corte; 421 estabelecimentos de postura comercial e 277 estabelecimentos de reprodução (fornecedores de materiais genéticos).

O plano de prevenção de São Paulo contém todas as informações e está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Programação

15h – Abertura

15h30 – Palestra “Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária” – méd. vet. Fernando Gomes Buchala – Coordenadoria da Defesa Agropecuária

16h – Pronunciamento do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim

16h30 – Encerramento

Serviço

Seminário de atualização sobre Influenza Aviária

Dia 11 de junho de 2015, a partir das 15h

Local: Câmara Municipal de Votuporanga – Praça Vereador Viana Filho, 3.819, Vila América – Votuporanga-SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento