Identificação eletrônica de veículos e carga deverá ser unificada em todos os modais de transporte

Padrão desenvolvido pela ARTESP será fomentado em todo o país por meio de parceria com a EPL

seg, 15/07/2013 - 17h00 | Do Portal do Governo

A ARTESP firmou na ultima quinta feira uma parceria com a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), entidade do Governo Federal, a fim de expandir para todo o país a tecnologia desenvolvida em São Paulo para o sistema de cobrança automático e o sistema Ponto a Ponto – pedagiamento por trecho percorrido. A partir da experiência paulista, novos produtos e serviços de transporte e logística poderão ser desenvolvidos com base na tecnologia de radiofrequência RFID 915 MHz. A ideia é integrar o mesmo padrão de chip de radiofrequência nos mais diversos modais: rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário.

A medida é pioneira não só no Brasil, mas no mundo. O que se pretende, a partir do protocolo de intenções assinado, é fomentar o uso da mesma tecnologia e do mesmo padrão em diversas aplicações. Com um único chip para uso em veículos, cargas ou produtos será possível integrar serviços como a cobrança de pedágio, pesagem de veículos comerciais, rastreamento de cargas e acompanhar a origem e destino de um produto dentro do programa Brasil ID ajudando, inclusive, no combate ao contrabando de mercadorias e fraudes ao compartilhar as mesmas informações com várias entidades fiscalizadoras. Esta integração acelera a adoção destes novos serviços por várias entidades governamentais, e preserva investimentos realizados através do compartilhamento de uma mesma infraestrutura. Também poderão ser ampliadas para todo o país as aplicações já em uso hoje como os pagamentos de estacionamentos e abastecimento de veículos.

Os termos do protocolo definem que ambos os órgãos prestem suporte a empresas usuárias, fornecedores de equipamentos, Governos Estaduais e Prefeituras no desenvolvimento de produtos e serviços de transporte e logística baseados na tecnologia RFID 915 Mhz. A integração poderá beneficiar, inclusive, os chips que já sairão instalados nos veículos fabricados a partir de 2014, conforme estabelecido pelo DENATRAN para o SINIAV – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos.

Ao aproveitar os padrões e protocolos já em prática nas rodovias paulistas pela ARTESP, o ganho é de eficiência, tempo e redução de custos estará disponível para várias entidades através da EPL. Com a ampliação dos usos do chip de radiofrequência RFID 915 MHz e a consequente massificação na produção dos equipamentos espera-se que o preço do chip seja cada vez menor.

915 MHz

A utilização de tags com a radiofrequência RFID 915 MHz, baseados no padrão SINIAV, passou a ser implantada em São Paulo a partir de 2011 em substituição aos equipamentos que adotavam a frequência 5,8 GHz, que já eram utilizados havia 11 anos. A nova modalidade, além de mais moderna, proporcionou o barateamento do acesso do usuário ao pedagiamento eletrônico. A tecnologia RFID 915 MHz permitiu, além da abertura de mercado dos serviços de pedagiamento eletrônico, que fossem implementados os projetos-pilotos do Sistema Ponto a Ponto, de cobrança da tarifa por trecho percorrido, nas rodovias Rodovia Santos Dumont (SP-75) entre Itu e Campinas; Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Jundiaí e Itatiba; e na Adhemar de Barros (SP-340), de Campinas a Mogi Mirim (em fase de implantação).