Icesp orienta pacientes com câncer sobre cuidados nas viagens de férias

Algumas dicas importantes devem ser seguidas por quem passa por tratamento oncológico e pretende viajar no final do ano

sex, 14/12/2012 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou uma série de dicas e orientações para as férias voltadas especialmente para quem passa por tratamento oncológico. Isso porque muitos pacientes em tratamento contra o câncer aproveitam as festas de final de ano longe de casa e, para garantir o bem-estar de todos, algumas recomendações devem ser seguidas.

O primeiro e fundamental passo é que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão do paciente em viajar. Outra importante recomendação é que pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com uso de filtro solar e roupas adequadas, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça. Os medicamentos podem manchar a pele e cuidar disso com o uso de bloqueadores solares é imprescindível.

Cuidar da alimentação também faz parte da rotina de cuidados. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável, além de beber bastante líquido. Outra dica é não esquecer de levar na viagem todos os medicamentos que estejam em uso, assim como os sintomáticos, utilizados em caso de dor, febre e vômito, por exemplo.

“Algumas dicas essenciais podem e devem ser seguidas. É fundamental que o paciente adote todas as recomendações dadas pelo médico que o acompanha, garantindo seu bem-estar e uma viagem sem imprevistos”, orienta Maria Del Pilar Estevez, oncologista clínica do Instituto do Câncer.

É importante destacar ainda que se o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida embaixo das axilas) e estiver em quimioterapia ou radioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com seu médico.

Da Secretaria da Saúde