Icesp consegue solucionar por telefone 93% das dúvidas dos pacientes

Projeto Alô Enfermeiro recebe mais de 2,5 mil ligações por mês; soluções de questionamentos simples evitam o deslocamento desnecessário ao hospital

seg, 02/07/2012 - 15h19 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), apontou um número surpreendente e que facilita a vida de quem passa por tratamento na unidade. Mais de 90% dos pacientes que utilizam o serviço telefônico do Alô Enfermeiro, projeto voltado para tirar dúvidas oncológicas, evitam o deslocamento desnecessário ao Instituto. Desenvolvido para garantir maior comodidade e segurança ao paciente, o hospital recebe, mensalmente, cerca de 2,5 mil ligações.

A pesquisa apontou também a maior fonte de dúvidas entre os pacientes: 60% delas estão relacionadas aos sintomas que surgem nos dias seguintes à aplicação da quimioterapia, como diarreia, febre, queda de cabelo, fadiga, náusea e calor excessivo. Os usuários também indagam sobre assuntos relacionados às atividades cotidianas: se é permitido depilar-se ou fazer a barba, como é a alimentação adequada durante o tratamento e a forma de ingestão das medicações prescritas, por exemplo.

Implantado no modelo de enfermeiro de referência – em que o mesmo profissional acompanha o paciente do início ao fim do tratamento -, o projeto permite ao paciente realizar os questionamentos a um profissional que conhece seu caso e seu histórico. Para isso, o Icesp utiliza um ramal móvel, conseguindo atender às ligações em qualquer local do hospital.

“Com o sucesso do serviço, conseguimos evitar que o paciente tenha de sair de casa e se deslocar ao hospital sem necessidade, conseguindo esclarecer dúvidas simples e pontuais. De todas as ligações recebidas, apenas 7% são de casos em que a vinda ao Instituto é inevitável”, afirma Daniela Vivas, gerente de enfermagem do Icesp e responsável pelo serviço.

Da Secretaria da Saúde