Iamspe vai premiar iniciativas de servidores estaduais na promoção da saúde

Objetivo é reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos funcionários públicos e possam ser replicados em outras unidades da administração estadual

seg, 22/04/2013 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, irá premiar iniciativas de servidores estaduais de todos os órgãos do governo paulista na área de promoção da saúde.

O objetivo do “1º Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde” é reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

O prêmio foi criado pelo Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe (Programa Prevenir). As inscrições para o prêmio estão abertas de 22 de abril a 14 de junho de 2013 e deverão ser feitas por formulário eletrônico disponível no site do Iamspe.

Para concorrer, o projeto deve estar em prática há pelo menos dois meses da data limite da inscrição, apresentar resultados mensuráveis e permitir sua replicação em outras unidades da administração estadual. É vedada a inscrição de trabalhos desenvolvidos pelas equipes do próprio Iamspe.

Cada órgão ou entidade estadual poderá inscrever quantos projetos desejar, desde que se enquadrem nos requisitos mínimos. O regulamento completo pode ser consultado no site do Iamspe.

Uma comissão julgadora escolherá os 10 melhores projetos que serão apresentados em banners durante o VI Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor, no dia 25 de setembro de 2013, no Anfiteatro do Iamspe.

No mesmo seminário serão premiados os três primeiros colocados entre os 10 projetos selecionados.

“A prevenção e promoção da saúde é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças. Por isso esta premiação foi criada, para estimular os servidores de todo o Estado a manter hábitos saudáveis, reconhecendo iniciativas nesse sentido implantadas nos diferentes órgãos da administração estadual”, afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

Critérios de Avaliação do 1º Prêmio Prevenir

Inovação e Relevância
Nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente

Replicabilidade
Capacidade de converter o conhecimento gerado em conhecimento acessível para multiplicá-lo em outras pastas.

Originalidade
Prática ou atividade nunca antes desenvolvida no âmbito da administração estadual.

Impacto sobre a população
Gerar consequências efetivas para o público beneficiário (o servidor público)

Metodologia
Método utilizado para desenvolvimento e execução do projeto

Programa Prevenir

Iniciado em 1998, o Programa Prevenir é pioneiro no desenvolvimento de ações personalizadas de prevenção e promoção de saúde para servidores públicos estaduais no ambiente de trabalho.

O programa conta com 17 coordenadores nos Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas) e com mais de 250 coordenadores e interlocutores nas sedes e nas regionais das Secretarias de Estado. O Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também participam do Prevenir.

Em 2008, o programa ganhou status de Departamento, sendo então criado o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe, com ampliação de sua atuação para todos os usuários do Instituto.

Iamspe

O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de saúde para funcionários públicos do país e atende 10% da população idosa do Estado de São Paulo.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe