Iamspe promove simpósio sobre formação e trabalho do médico

Evento terá a participação de representantes de entidades médicas de SP e do Brasil

ter, 18/06/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove no dia 20 de junho o simpósio “A situação do médico no Brasil – formação, especialização e trabalho”, com a participação de importantes entidades médicas do Estado de SP e do país.

O evento acontecerá a partir das 8h30 no anfiteatro A do Hospital do Servidor Público Estadual (rua Pedro de Toledo, 1.800, 15º andar, Vila Clementino, São Paulo/SP).

Aberto aos profissionais médicos, residentes, alunos de pós-graduação e especialização, o simpósio discutirá a formação do médico, os programas de residência médica e o mercado de trabalho.

Participarão dos debates o presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), dr. Renato Azevedo Junior; a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), dra. Maria do Patrocínio T. Nunes; o presidente do Sindicato dos Médicos (Simesp) e ex-presidente da Federação Nacional dos Médicos, dr. Cid Célio Jaime Carvalhaes; e o coordenador da Comissão de Residência Médica do Iamspe, dr. Reginaldo Guedes Coelho Lopes.

O evento é organizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Iamspe (Cedep), dirigido pelo professor doutor Abrão Elias Abdalla. A abertura dos trabalhos contará com a presença do superintendente do instituto, Latif Abrão Junior.

Tradição em programas de residência

O Iamspe tem vasta experiência na formação de especialistas que atuam em renomadas entidades de saúde de São Paulo e de outros Estados do Brasil. Muitos ex-residentes são hoje expoentes da medicina em todo o País.

“A cada ano tem crescido o interesse pelos programas de residência do Iamspe. No último concurso realizado em novembro de 2012 foram quase 5.000 inscritos para 136 vagas”, afirma o dr. Reginaldo Guedes.

A residência médica no Iamspe teve seu início informal em 1962 nos setores de Anatomia Patológica e Ginecologia e Obstetrícia. A partir de 1966, o programa tornou-se permanente e se expandiu. Hoje, o Iamspe oferece 45 programas de residência médica.

O dr. Abrão Elias destaca que o concurso de residência do Iamspe é o maior do País realizado por uma única instituição. “Este ano tivemos a aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação, para implantação de novos programas, entre eles o de Medicina Paliativa.”

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.

Do Iamspe