Iamspe promove seminário com professora canadense sobre cuidados com os idosos

Sob o tema “Como o Canadá Cuida da sua População Idosa”, evento ocorrerá no dia 9 de março

seg, 23/02/2015 - 18h54 | Do Portal do Governo

O Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep) do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promoverá, no próximo dia 9 de março, seminário com a professora Lynn McDonald, diretora da Iniciativa Nacional para os Cuidados da Pessoa Idosa (Nice – National Initiative on the Care of Elderly), no Canadá.

Lynn discorrerá sobre o tema “Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado – Como o Canadá Cuida da sua População Idosa?”.

O evento terá ainda debate mediado pela médica PhD Louise Plouffe, que contribuiu por 25 anos para o desenvolvimento de políticas e práticas sobre o envelhecimento no Canadá.

Além disso, Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC BR), fará a mediação do seminário, responsável por expor ao público os temas mais pertinentes ao Brasil.

Kalache é PhD em Epidemiologia pela Universidade de Oxford, atual representante brasileiro nas conferências de saúde da OMS e idealizador do Selo Hospital Amigo Idoso. Também foi responsável pelo Programa de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial de Saúde (OMS), idealizando projetos baseados no envelhecimento ativo.

Para o diretor do Cedep, Abrão Elias Abdalla, o seminário tem como objetivo a transferência de conhecimento para os profissionais do Iamspe.

“O Brasil tem aproximadamente 22 milhões de idosos e até 2040 esse contingente será triplicado. Alguns dos grandes desafios desse rápido processo de envelhecimento estão nos sistemas de saúde e o Iamspe está se preparando para isso”, explica o diretor.

Profissionais da saúde, estudantes, médicos residentes e gestores poderão acompanhar a palestra a partir das 9h do dia 9 de março, no Anfiteatro A do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), no 15º andar.

Sobre a Nice

Nice é uma rede internacional de pesquisadores, profissionais, estudantes e idosos dedicados a melhorar o cuidado da pessoa idosa, tanto no Canadá e no exterior.

A iniciativa representa um amplo espectro de disciplinas e profissões, incluindo a geriatria, enfermagem, trabalho social, gerontologia, reabilitação, sociologia, psicologia, política e direito.

Por meio de seu braço internacional, a Colaboração Internacional para o Cuidado do Idoso (ICCE), tem pesquisadores e estudantes parceiros em nove países: Austrália, China, Inglaterra, Alemanha, Índia, Israel, Escócia, África do Sul e Suíça.

Sobre Lynn McDonald

Lynn McDonald, formada pela Faculdade de Assistência Social da Universidade de Toronto, é diretora do Instituto do Curso de Vida e Envelhecimento, co-diretora do programa colaborativo sobre o envelhecimento, cuidados paliativos e de apoio ao Instituto, e diretora científica da Iniciativa Nacional para os Cuidados da Pessoa Idosa (Nice).

Lidera vários projetos de pesquisa, entre outros, sobre abuso, negligência e mulheres idosas.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe