Iamspe promove curso de neurocirurgia no Hospital do Servidor Público Estadual

Especialistas discutirão avançadas técnicas de diagnóstico e tratamento de tumores cerebrais e outras doenças

seg, 24/06/2013 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Serviço de Neurocirurgia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, promoverá o curso de Ciências Básicas em Neurocirurgia entre os dias 4 e 6 de julho.

O evento acontece no anfiteatro A do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e é dirigido a médicos residentes, acadêmicos, neurofisiologistas, jovens neurocirurgiões e especialistas com interesse em temas atuais da neurocirurgia oncótica (tumores), epilepsia, tratamento endoscópico e neurorradiologia.

O diretor do Serviço, professor doutor José Marcus Rotta, lembra que o Hospital se destaca em neurocirurgias de alta complexidade desde a década de 1990, quando começaram a ser feitas as primeiras cirurgias com pacientes acordados.

“Esse procedimento é adotado para extrair tumores cerebrais localizados em áreas de expressividade e raciocínio como fala, visão, compreensão, leitura, cálculo ou escrita. Usa-se a estimulação para orientar o cirurgião e retirar o tumor sem risco de sequelas”, explica o dr. Rotta.

O Serviço de Neurocirurgia do HSPE realiza um total de 60 cirurgias por mês. As neurocirurgias em pacientes acordados chegam a cinco por ano. A última foi realizada no início de junho em uma paciente de 55 anos.

Moderna técnica cirúrgica e endovascular será apresentada para o tratamento do aneurisma e má formação arteriovenosa, o que demonstra a excelência no tratamento das doenças vasculares.

A alta qualificação do corpo clínico do HSPE também é conhecida no tratamento da epilepsia refratária, que não é controlada por medicamentos. Há dois anos, a equipe estabeleceu um protocolo para o estudo detalhado do paciente com técnicas modernas de videoeletroencefalografia com monitorização intraoperatória que, da mesma forma que o tratamento dos tumores, viabiliza a retirada de áreas epileptogênicas.

A programação inclui outros temas, como traumatologia e terapia intensiva, nervos periféricos e coluna vertebral, hidrodinâmica e cirurgia infantil. As palestras serão conduzidas por renomados especialistas de hospitais da rede pública e privada, além do HSPE.

Mais informações no site da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), que também recebe as inscrições até o dia 28 de junho de 2013. Depois dessa data, a inscrição será feita diretamente no local do evento.

Do Iamspe