Iamspe promove campanha para rastrear doença pulmonar obstrutiva crônica

Evento acontece nesta segunda, das 8h às 16h, no saguão de eventos do Hospital do Servidor Público Estadual

dom, 03/06/2012 - 17h44 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) promove nesta segunda-feira, 4 de junho, das 8h às 16h, uma campanha de rastreamento de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) entre pacientes e funcionários do Instituto.

A campanha será realizada pelo Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório no saguão de eventos do Hospital do Servidor Público Estadual (1º andar do prédio do Pronto-Socorro), onde haverá distribuição de folhetos educativos e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios.

No dia da campanha está prevista a realização de exames como o teste de Fagerström, espirometria e monoximetria. O teste de Fagerström estima o grau de dependência de nicotina. A espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. A monoximetria mede o nível de contaminação por monóxido de carbono nos pulmões dos fumantes.

Os pacientes e funcionários do Iamspe também receberão orientação e encaminhamentos quando necessários. Nova campanha será realizada em 19 de novembro.

Saiba mais

A DPOC é uma doença que ocorre em aproximadamente 25% dos fumantes. É considerada uma doença pulmonar e sistêmica, pois está associada a outras patologias. É também uma doença subdiagnosticada pelo fato das pessoas não serem informadas e acharem que a dispnéia (falta de ar) ocorre por descondicionamento físico, obesidade etc. e não devido à DPOC.

Conhecido como estudo Platino, um rastreamento de DPOC realizado em algumas capitais da América Latina, mostrou que em São Paulo a incidência da doença em indivíduos com mais de 40 anos era de 15% entre as mulheres e 20% entre os homens.

Do Iamspe