Iamspe participa da campanha de vacinação contra gripe

O objetivo é prevenir a doença e suas complicações na população mais vulnerável

ter, 15/05/2012 - 9h20 | Do Portal do Governo

Desde o início de maio, o Posto de Vacinação do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está imunizando contra gripe idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

A campanha vai até o dia 25 de maio e o Posto funciona no 2º andar do prédio do ambulatório, na Rua Borges Lagoa, 1.755, na capital, das 8h às 17h. É recomendável levar a carteira de vacinação.

O impacto positivo da vacinação contra a influenza na prevenção de internações e mortes por doenças respiratórias tem sido observado em várias partes do mundo. Estima-se que em maiores de 65 anos a vacinação reduza as hospitalizações e mortes por complicações da infecção respiratória viral em 40% a 70%.

A chegada do inverno favorece o aparecimento de casos da doença, devido às aglomerações em ambientes fechados. Este ano a vacina imunizará contra os vários tipos de vírus da influenza: A, H1N1 e B.

Vacinação domiciliar

Cerca de 900 pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar do Iamspe estão recebendo a vacina contra gripe em sua residência. Esse é o 15º ano que o serviço participa da Campanha Nacional de Vacinação. O serviço visa também a imunização do familiar/cuidador.

As equipes realizarão a vacinação nos fins de semana e feriados para não atrapalhar a rotina semanal de atendimento até o final do mês de junho. As enfermeiras programam o roteiro de visitas, avisando os pacientes por telefone com antecedência sobre a vacinação.

CPP

O Iamspe ainda cedeu 700 doses da vacina contra a gripe ao Centro do Professorado Paulista (CPP), que levou a campanha aos seus associados e cônjuges nos dias 9 e 10 de maio.

Do Iamspe